2015/10/05

Google Calendar deixa de ter feeds XML


Depois de ter mostrado o seu desprezo pelos feeds RSS com o fim do Google Reader, é agora vez o Google terminar os feed XML do seu Google Calendar, reduzindo as opções de exportação de calendários.

Se estão a usar algum calendário do Google via feed XML, terão que arranjar forma de se desenrascarem de outra forma pois essa funcionalidade irá deixar de funcionar a partir do dia 18 de Novembro. O Google diz que esta limpeza se deve a um nível de utilização muito reduzido (a mesma desculpa que ditou a suspensão do Google Reader), e que quem desejar publicar calendários do Google poderá continuar a fazê-lo através de HTML, APIs, ou usando iCal.


Mesmo se o seu uso fosse efectivamente reduzido, não deixo de ficar preocupado com o facto de ser mais um passo em direcção contrária ao que se desejaria, de que todos os serviços facilitassem cada vez mais o acesso aos nossos dados (e demais dados públicos), e todo e qualquer formato que se desejasse.

Se subscreviam o nosso calendário de eventos tecnológicos em Portugal via XML, será altura de trocarem para um dos outros métodos (neste caso, só resta o iCal.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)