2015/10/05

Aetho Aeon: micro steadicam de mão


A estabilização óptica e digital que temos nas câmaras ajuda a reduzir os tremeliques mas nada substitui uma verdadeira estabilização da própria câmara, que agora pode ser conseguido com dispositivos bem compactos como este Aeon da Aetho.

Há "estabilizadores" de baixo custo que recorrem apenas a um sistema de pesos e contra-pesos que procuram manter a câmara estabilizada. No entanto, por muito eficazes que possam ser, têm o pequeno problema de não permitirem a fácil mudança de orientação da câmara. Com este Aeon da Aetho, que agora chega ao Indiegogo, temos um verdadeiro sistema "steadicam" activo, mas que cabe numa mão.

O Aeon não é barato (custa mais de $300 dólares) mas os seus resultados irão interessar todos aqueles que se preocupam em captar imagens com qualidade profissional das suas GoPro, recorrendo a um sistema de estabilização de 3 eixos, com motores e giroscópicos capazes de manter a câmara estável independentemente dos movimentos que fizermos com as mãos. Para além disso, contra com um curioso ecrã circular integrado na pega, assim como um mini joystick que nos permite controlar a orientação da câmara em tempo real.

Custando mais de $320 dólares (a que se terão que somar os portes e taxas de importação), não será uma proposta muito atractiva para os utilizadores caseiros, que certamente optarão por recorrer a uma estabilização de imagem feita no software de edição de vídeo, muito mais em conta. Mas, para aqueles que se calhar até fazem disto a sua profissão ou hobby mais a sério... sem dúvida que se torna num gadget bem apetecível.

1 comentário:

  1. Parece um bom complemento ao Nexus 6P..
    Será que estes estabilizadores também resultam bem para fotografias? (Claro, usando um comando bluetooth para o disparo)

    ResponderEliminar