2015/10/06

As novidades do Android 6.0 Marshmallow


O Android 6.0 já está disponível para os Nexus, e embora se possam passar ainda muitos meses (ou anos) para que esta versão chegue às mãos da maioria dos mais de mil milhões de utilizadores com dispositivos Android, nada como vermos quais as principais melhorias e novidades que esta versão traz.


Depois do Lollipop se ter centrado numa reestruturação completa da imagem do Android, com o seu muito bem conseguido material design cheio de elementos coloridos e transições animadas; o Marshmallow centra-se na optimização do sistema assim como da sua modernização (passando a suportar de origem coisas como resoluções 4K e sensores de impressões digitais).

Há sites que já fizeram uma análise exaustiva do Android 6.0, pelo que me limitarei apenas a referir os pontos que me parecem merecer maior destaque.


Há um aspecto em que o Android Marshamallow não mudou face ao Lollipop. O Google continua a apostar na segmentação de funcionalidades do sistema, integrando-as no Google Play Services; e com isso ganha a liberdade de poder fazer actualizações de forma mais dinâmica, sem necessidade de lançar "actualizações de sistema" - e com o benefício extra de assim poder actualizar também todos os muitos milhões de dispositivos Android independentemente dos seus fabricantes não lançarem qualquer actualização. Em muitos casos ter um Android 4.4 ou 5.0 não impedirá que se tenha o acesso a algumas destas funcionalidades...



Muitos utilizadores não precisarão do Android 6.0 para verem mudanças. O novo launcher já foi disponibilizado há algumas semanas, trazendo o novo logo colorido do Google e um Google Now remodelado, e uma app drawer que abandona as páginas e opta por uma longa lista vertical com as apps mais "prováveis" logo no topo.



Se há algo que se possa considerar a funcionalidade principal do Marshmallow, será sem dúvida o Google Now on Tap. Tal como o Google Now pretende dar-nos toda a informação que precisamos no momento certo, o Now on Tap pretende fazê-lo em relação a tudo o que estivermos a ver, ler ou ouvir. Pressionando no botão home continuamente onde quer que se esteja, fará surgir o Google Now com informação relativa a isso.

A ideia é boa, e até funciona para muitas coisas, mostrando-nos informação do artista que estivermos a ver ou ouvir, e muitas outras coisas - mas também haverá muitas outras situações onde a sugestão limita-se a ser fazer uma simples pesquisa no Google. Um desfecho que acaba por estragar parte da "magia" do Now on Tap, mas que não deixa de ser um passo no sentido que as coisas continuarão a ter para o futuro.



Outro aspecto remodelado face ao Lollipop, o sistema de permissões foi completamente revisto, sendo de mais fácil compreensão e dando total controlo aos utilizadores. Em vez de sermos confrontados com uma lista de permissões no momento de instalar a app, agora as apps vão pedindo as permissões que necessitam quando são executadas. A grande diferença é que agora podemos recusar determinadas permissões, ou mais tarde dar um salto ao painel de controlo e ajustarmos as mesmas caso se mude de ideia.


Uma novidade curiosa é o facto deste novo Android passar - finalmente - a tratar em condições o espaço extra nos cartões de memória, podendo usá-los tal como se fossem memória interna sem qualquer limitação. É curioso porque surge numa altura em que o Google há muito que deixou de ter Nexus com suporte para cartões de memória; mas que será certamente do agrado de todos os que não dispensam essa capacidade noutros modelos que vierem a receber o Android 6.0. Finalmente acaba-se a questão de lidar com "não tem espaço disponível" mesmo tendo um cartão de 64GB completamente vazio no smartphone!


Depois temos ainda vários melhoramentos, como o Doze mode, que detecta quando o smartphone está imóvel e entre em modo de poupança de energia (ideal para quando se deixa o smarpthone pousado a carregar, ou durante noite); interface remodelado para o copy-paste de texto, que finalmente faz desaparecer os icons que nunca se percebia qual era qual; as Chrome Custom Tabs, que permitem colocar um browser dentro de cada app, mas que garantem a segurança dos dados e o acesso aos logins já preenchidos no Chrome; suporte nativo para MIDI (via USB ou Bluetooth); entre outras.


O grande problema continua mesmo a ser o facto de ser muito pouco provável que este Marshmallow chegue à grande maioria dos smartphones existentes no mercado neste momento.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)