2015/10/06

Sony esclarece funcionamento do modo 4K do Xperia Z5 Premium


A Sony antecipou-se aos restantes fabricantes e estreou a utilização de um ecrã 4K num smartphone, mas depressa começaram a surgir dúvidas sobre se o Xperia Z5 Premium realmente estaria a dar uso a toda essa resolução. A Sony vem agora clarificar quando é que isso acontece, e porquê.

Não será preciso recuar muito para chegarmos ao tempo em que ter uma resolução Full HD num smartphone parecia um exagero; exagero esse que aumentou ainda mais com a chegada dos ecrãs de 2560x1440, que muitos já consideram completamente desnecessário, ao ponto de os considerarem um contra preferirem modelos com resolução inferior. Mas, já se sabe que isso não impediria algum fabricante de lançar um modelo que fosse mais além, sendo precisamente o que a Sony fez com o seu Xperia Z5 Premium... mas ao mesmo tempo enfrentando também todo o tipo de dificuldades associadas a ser a primeira a entrar neste campo.

Se a resolução 4K ainda vai causando algumas dores de cabeça nos desktops, facilmente se perceberá que ainda mais o fará no caso de uma plataforma mobile. E isso é um dos aspectos pelo qual o Xperia Z5 Premium irá funcionar quase sempre em modo Full HD, excepto quando se virem fotos e vídeos.

Temos explicações curiosas, de coisas como o Lollipop neste momento nem sequer permitir fazer a captura de ecrã com uma resolução 4K (e nem vale a pena imaginar como ficariam os jogos se se aventurassem a tentar ser jogados numa resolução 4K nativa.) Mas mesmo o simples facto de estar a manter um "Home Screen" em resolução 4K teria poucas vantagens, considerando que todos os icons são feitos para serem vistos em resoluções bastante inferiores, não tirando partido desta resolução Ultra HD (e sendo também duvidoso de que a maioria dos utilizadores seria capaz de "ver" as diferenças).

... Mesmo assim, não me retiram a curiosidade para para espreitar um vídeo 4K num Z5 Premium! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)