2015/10/06

Rússia exige que Google deixe de interferir com o que se pode incluir nos Android

O Google tem sido alvo de sucessivos processos e investigações, e na Rússia a entidade responsável por evitar os monopólios vem exigir que o Google não interfira com as apps que os operadores possam ou não instalar nos dispositivos Android.

O Android é um sistema "aberto", mas os operadores e fabricantes que desejarem ter acesso oficial às apps e serviços do Google têm que seguir as regras do Google, que impedem a inclusão de determinadas apps (embora esses negócios nunca sejam muito claros, porque depois temos casos como os smartphones da Samsung, que até trazem a sua própria app store e montes de apps replicadas, e continuam a ter acesso ao Google.)

O que é certo é que na Rússia o Google parece estar prestes a perder o direito de fazer qualquer exigência sobre o que se pode ou não meter nos Android, com esta decisão a ir ao encontro daquilo que o maior motor de busca russa - o Yandex - pretendia; nomeadamente, passar a poder ser pré-instalado nos dispositivos Android dos operadores.

Enquanto se espera para ver qual será a reacção do Google, não podemos deixar de pensar que quem se deverá estar a rir com tudo isto seja a Microsoft, que também já passou por todo o tipo de situações idênticas a respeito do que incluía no seu Windows. Pelo seu lado, a Apple também deverá estar satisfeita por se posicionar em "2º lugar", não atraindo as atenções destas entidades reguladoras, e assim continuando a estar livre para fazer do iOS e iPhone aquilo que muito bem entende sem ter que se explicar perante ninguém...

1 comentário:

  1. Como é que resolvem isto? O sistema é aberto mas é deles e mesmo assim nao o podem controlar? monopolio porque?

    opa hoje em dia no tempo do "politicamente correcto" existem coisas que me ultrapassam... querem que a google deixe de controlar para passar a controlar a Yandex

    ResponderEliminar