2015/10/06

HDMI ganha cabos certificados para Ultra HD 4K e HDR


Com a chegada as resoluções Ultra HD e modos de imagem mais avançados (como o HDR), chega também a necessidade de se saber em que cabos HDMI se pode confiar, e é isso que o consórcio que regulamenta esta ligação quer fazer com a certificação de cabos Premium.

Ao contrário do que se passa no mundo audiófilo, onde temos empresas como a Monster a tentar justificar as melhorias dos seus cabos de milhares de euros (que "especialistas" não conseguem distinguir de arames nos testes de audição), na transmissão de sinais digitais a qualidade dos cabos é - em grande parte das vezes - irrelevante. O problema surge quando se começam a atingir frequências extremamente elevadas, onde afinal essa qualidade do cabo se pode começar a fazer notar.

Embora ainda não seja muito comum, quem se aventura no mundo dos televisores Ultra HD 4K, começa a ter que lidar com ligações HDMI 2.0, capazes de transferir 18Gbps de dados, para poder suportar coisas como conteúdos 4K a 60Hz e também HDR.

É provável que grande parte dos cabos HDMI de boa qualidade não tenham problemas a lidar com estes sinais... mas haverá outros cabos de qualidade mais duvidosa que poderão não estar à altura desta tarefa, e causarem problemas que poderão ser difíceis de descobrir (provavelmente, os consumidores mais depressa pensarão que pode ser um problema do leitor, ou compatibilidade com o televisor, antes de se lembrarem que se calhar a culpa é mesmo daquele cabo HDMI de 2 euros que comparam na loja low-cost da esquina.)

Para dar tranquilidade aos consumidores, passaremos a ter cabos HDMI Premium certificados, que garantirão a capacidade de lidar com todo o tipo de conteúdos HDMI 2.0. Supostamente, estes cabos contarão com uma etiqueta "anti-falsificações"... mas ainda estou para ver a etiqueta que não poderá ser copiada e replicada... eventualmente.

De qualquer forma, se estiverem a procurar cabos para lidar com conteúdos 4K nos próximos tempos, certamente não será pior darem prioridade aos que tiverem esta certificação.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)