2015/10/02

Nexus 5X não vem com cabo USB normal


Quem comprar um dos novos Nexus 5X não será apenas surpreendido pelo seu preço exagerado deste lado do Atlântico, mas também pelo facto de nem sequer o conseguir ligar aos seus carregadores ou computador - a não ser que façam parte do grupo reduzido de pessoas com equipamentos já equipados com portas USB Type-C.

Já sabemos que as épocas de transição são complicadas, e que o futuro é o USB Type-C com as suas potencialidades e a facilidade de se poder inserir a ficha "de qualquer lado". No entanto, precisamente por estarmos ainda em época de transição em que tais fichas são ainda incomuns, torna-se ainda mais importante facilitar a sua utilização - coisa que não acontece com o novo Nexus 5X.

Enquanto que o no Nexus 6P os compradores encontrarão um adaptador de ficha USB Type-C para uma ficha USB convencional, no Nexus 5X temos apenas um cabo Type-C para Type-C. Uma opção do Google que faz com que um comprador deste smartphone apenas possa recorrer ao carregador que foi fornecido com ele; e que nem sequer possa fazer uma ligação por cabo USB entre o Nexus 5X e o seu computador - a não ser que invista num adaptador ou cabo apropriado... por mais 13 dólares.


O Google bem que deveria ter tido isto em consideração (aliás, se o fez no N6P não faz sentido que não o tenha feito no N5X). Mesmo sabendo-se que num futuro não muito distante todos trataremos os USB Type-C como algo tão corriqueiro quanto as portas USB "tradicionais", neste fase acaba por ser mais um factor a criticar no novo Nexus 5X - onde o factor preço já era suficiente para desmotivar grande parte dos interessados.

1 comentário:

  1. Voltamos á mesma treta da Sony com os Memory Stick. É para obrigar os clientes a comprarem só a eles. A normalização é uma treta

    ResponderEliminar