2015/10/14

Sensor de impressões digitais - qual a posição ideal?


Os sensores de impressões digitais são agora algo que se pode assumir como existente em todos os novos smartphones, mas os fabricantes não estão em acordo quanto à sua posição ideal. E a verdade é que tal poderão não existir, pelo menos, não para todos os utilizadores.

Longe vão os tempos em que os sensores de impressões digitais eram uma raridade ou obrigavam a "passar o dedo". Actualmente, modelos como o iPhone, Galaxy S5, G4, Mate S e Xperia Z5 vêm equipados com sensores modernos que permitem desbloquear o smartphone com um simples toque - e alguns deles até permitem usar o sensor como mini touchpad para fazer gestos. Mas, o que nos traz aqui hoje é a localização destes sensores, e temos versões para todos os gostos: no botão de home frontal, na traseira, e até na lateral.

Qual será afinal a posição ideal para colocar o sensor de impressões digitais?... E a verdade é que nenhuma destas posições poderá ser a ideal (para todos), pois todas vêm acompanhadas de pontos positivos e negativos.

Sensor no botão frontal



Colocar o sensor no botão frontal é a opção usada pela Apple, Samsung, LG, OnePlus e vários outros fabricantes. A vantagem é a de que isto permite manter um design praticamente inalterado face aos modelos pré-sensores de impressões digitais, e garante que o sensor fica acessível sempre que se tem a parte frontal do smartphone visível (o que será praticamente sempre que se deseja utilizá-lo).

A sua utilização é prática quando se está a usá-lo normalmente, mas poderá obrigar a algum contorcionismo do polegar caso se deseje usá-lo com apenas uma mão.


Sensor na tampa traseira



O sensor na parte traseira tem sido outra opção bastante popular entre diversos fabricantes, especialmente quando não se quer adicionar nenhum botão a uma parte frontal completamente lisa. Tem como vantagem adicional um posicionamento mais cómodo quando se está a segurar no smartphone com as mãos, bastando um ligeiro movimento do dedo na tampa traseira para o fazer chegar ao sensor sem os contorcionismos exigidos pelo botão na parte frontal (mas isso não evita que esse contorcionismo continue a ter que ser feito, para chegarem ao local dos botões de navegação).

Como contra, temos que o posicionamento na parte traseira impede que o mesmo seja usado directamente quando temos o smartphone pousado numa mesa, ou na maioria dos suportes para utilização no automóvel.


Sensor no botão lateral



Colocar o sensor na parte lateral é uma opção menos comum, mas que se encontra em modelos como o Xperia Z5, e que se pode encarar como sendo uma opção que tenta evitar os pontos contra das opções acima referidas. Desta forma o botão fica relativamente acessível quando estamos a segurar no smartphone, e também quando o mesmo está pousado numa mesa. O seu acesso num suporte para o automóvel ficará dependente do tipo de fixação utilizado. Mas como contra, temos que a espessura do dispositivo poderá ficar comprometida para permitir a colocação de um botão com área suficiente para uma detecção fiável.


Conclusão



Qual a posição ideal para o sensor? Isso será algo que cada um terá que decidir por si, tendo em conta o tipo de utilização que dá ao seu smartphone. Usam-no primariamente em movimento? Ou deixam-no pousado em cima da secretária durante a maior parte do dia? Usam-no principalmente no carro?

Nalguns casos (por exemplo, o uso no carro) o problema pode ser resolvido optando por um suporte adequado que permita a sua utilização, no caso do sensor na traseira ou lateral; noutros casos, o inconveniente que qualquer uma das opções possa apresentar poderá ser de ordem praticamente insignificante face aos benefícios que a sua utilização permite (e isso é algo que qualquer utilizador descobrirá ao fim de um dia sem ter que introduzir PINs ou padrões de desbloqueio no seu smartphone, ou até poupar a introdução de passwords e códigos de acesso noutras apps.)


Pessoalmente, continuo a achar que o sensor na parte frontal será o mais cómodo para o tipo de uso que dou ao smartphone, mas imagino que no futuro isso possa vir a mudar - levando as coisas ao extremo, podemos imaginar que um dia toda a superfície do smartphone possa ser sensível ao toque e detectar as impressões digitais em qualquer ponto de toque, tornando indiferente onde quer que se toque nele. Mas até lá... temos que escolher segundo os nossos critérios, e para mim o mais importante nesta fase é que o smartphone tenha um sensor de impressões digitais... esteja onde estiver! :)



10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Para mim, a solução ideal é na frente. :)

    ResponderEliminar
  3. O meu tem na traseira... Não acho prático pelos motivos apresentados pelo Carlos - nomeadamente quando se tem o telemóvel fixo no suporte de carro... Outra desvantagem é, pela proximidade à câmera traseira, potenciar a colocação de dedadas/gordura sobre a lente, piorando a qualidade das fotos tiradas... Creio que a posição mais "natural" é a frontal

    ResponderEliminar
  4. O meu tem na traseira... Não acho prático pelos motivos apresentados pelo Carlos - nomeadamente quando se tem o telemóvel fixo no suporte de carro... Outra desvantagem é, pela proximidade à câmera traseira, potenciar a colocação de dedadas/gordura sobre a lente, piorando a qualidade das fotos tiradas... Creio que a posição mais "natural" é a frontal

    ResponderEliminar
  5. Para quem tem o sensor na traseira, e não dá jeito para usar no suporte do carro, pelo menos no OPO Cyanogen, com perfis de sistema, consegue resolver um bocado a coisa.
    Por exemplo eu no meu quando o telemovel liga-se ao bluetooth do carro automaticamente deixa de ter bloqueio de ecrã. também da para quem tem NFC :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ia dizer o mesmo, é possível contornar a coisa desactivando o ecrã de bloqueio em alguns casos.
      Pessoalmente prefiro o sensor na tampa traseira, por ser mais confortável quando se usa o telemóvel na mão. Mas noutras situações deixa de ser tão confortável.

      Eliminar
  6. Não sei como é nos Androids... mas no iOS dá para definir mais que um dedo... eu uso o polegar e o indicador de cada mão. Não há problema nenhum com "contorcionismo"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O contorcionismo referido refere-se ao uso do equipamento com uma só mão, não com os múltiplos dedos que se podem programar.

      Eliminar
    2. Segurando com uma mão, desbloqueando com o polegar...

      Eliminar
    3. Sim, o que obriga a fazer o tal "contorcionismo" com o polegar...e também malabarismo no caso de se tratar de um phablet (tipo iPhone 6 Plus. :)

      Eliminar