2015/10/17

Toybox da Oculus mostra-nos as brincadeiras possíveis em VR


A Oculus VR, agora do Facebook, é uma das empresas que mais tem desenvolvido e promovido a tecnologia de realidade virtual para que fique apta a corresponder - e superar - as expectativas do público, e uma das suas demonstrações mostra-nos os avanços feitos com os seus controladores Oculus Touch.

Este Toybox é uma das demonstrações que a Oculus tem usado para demonstrar os seus Oculus Rift e os seus controladores Oculus Touch; controladores estes que, ao contrário do que se consegue com um gamepad, rato ou teclado, nos permitem transportar as nossas mãos para o mundo virtual. Este será um aspecto crítico que tem que ser resolvido para que a realidade virtual se torne realmente imersiva e que, como se pode ver no vídeo que se segue, já começa a chegar a um ponto bastante satisfatório.

Basicamente, esta demonstração coloca-nos numa sala de brinquedos, onde está outra pessoa para além de nós, e onde se pode fazer praticamente tudo o que se desejar: desde jogar ping-pong a atirar blocos, partir bonecos, ou até usar uma fisga ou lasers. Brincadeiras que se podem considerar básicas, mas cujo propósito é permitir a interacção natural e realista com todos o tipo de objectos virtuais, e que me parece já estar muito bem conseguida. E se se estão a interrogar porque motivo se está a usar tanta tecnologia para replicar algo que duas pessoas poderiam fazer no mundo real, não se esqueçam que graças à realidade virtual, aquela pessoa que está ali ao lado a brincar convosco poderá estar fisicamente no outro lado do mundo.

O pior será mesmo o facto destes controladores não estarem incluídos no kit de base dos Oculus Rift que chegarão às lojas no início de 2016, pelo que será algo que irá obrigar a gastar alguns euros adicionais...


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)