2015/10/17

Investigadores ensinam robots a cair melhor


Os robots muito têm evoluído nos últimos anos, mas continuam a mostrar grandes limitações ao tentarem imitar os movimentos feitos por humanos. Um aspecto que os investigadores estão agora a tentar melhorar, é ensiná-los a cair melhor.

Ninguém gosta de cair. Mas ao contrário dos instintos e reflexos que nos fazem reagir da melhor forma possível para nos protegermos e minimizarmos os riscos em caso de queda, os robots não contam com a ajuda de milhões de anos de evolução... originando tristes momentos de desespero ao se verem máquinas que de muitos milhares de dólares a estatelarem-se indiferentemente no solo - potencialmente danificando muitos dos seus componentes mais sensíveis.

É precisamente isso que alguns investigadores querem resolver, dando aos robots a capacidade de também reagirem às quedas iminente tentando minimizar os seus danos. Coisa que parece estar a ser conseguida, a avaliar pelo vídeo comparativo que nos mostra como reage um robot "burro" e outro mais "inteligente" no que diz respeito a saber cair.

Não é que não seja melhor continuar a evitar as quedas... mas no caso em que tal for inevitável, sempre será melhor fazer todos os possíveis para poupar a necessidade de reparações dispendiosas! :)





Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)