2015/10/20

Waze 4.0 já disponível para iOS


Lembram-se de recentemente termos falado que estava para breve a chegada de um Waze completamente remodelado? Aqui está ele (para iOS; para Android ainda temos que esperar mais um pouco).

O Waze é aquela app que se torna indispensável sempre que se entra num carro, e agora, finalmente, recebe a actualização visual que há muito necessitava. As origens da app do Waze remontam ao distante ano de 2006, quando ainda era conhecido como Freemap, e tendo adoptado oficialmente o nome Waze em 2008. E desde então que a app se manteve praticamente inalterada, com o seu design a tornar-se cada vez mais antiquado ao longo dos anos.

[como era o Waze antes desta actualização]

Embora o Waze continuasse a cumprir a sua função (ainda nestas férias me livrou de um gigantesco engarrafamento), era notória a necessidade de uma completa reformulação, que chegou com esta nova versão 4.0.


Nem tudo estará perfeito - e não nos podemos esquecer de que será necessário um período de habituação, para uma app que se usa diariamente e à qual já nos habituamos a perdoar os erros - mas logo à primeira vista o novo Waze está muito mais moderno e bem conseguido. Para além de um design menos dependente das janelas, temos transições animadas bastante agradáveis de ver e, ainda mais importante, muitas das funções ficam agora a menos toques de distância.

Vou ver que tal as coisa irão correr ao longo das próximas semanas, mas o que interessa é que podem descarregar o novo Waze na App Store desde já.


15 comentários:

  1. No que diz respeito ao consumo de dados, deve ser uma brutalidade navegar com o waze, não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, usa poucos dados (em média, gasto cerca de 30MB por mês). O mapa fica em cache e só é actualizado quando houver alterações. Pelo que é mesmo só a comunicação do estado do trânsito e alertas que fizeres/receberes.

      Eliminar
    2. Esses 30MB mensais são contabilizados com uso diário ou ocasional??

      Eliminar
    3. Uso diário. Sempre que entro no carro, arrancar o Waze já é "automático". :)

      Eliminar
  2. Visto que o Google Maps já tem a indicação de trânsito em real-time, justifica-se instalar o waze?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sem dúvida. No Waze tens dados muito mais recentes, com o report imediato em caso de acidentes ou trânsito (que têm origem aqui e só depois transitam para o Google Maps). Mas claro que está dependente do número de utilizadores Waze na área.

      E claro, tem a componente comunitária, que deixa que sejas tu a relatar problemas no trânsito.

      Eliminar
  3. Como é que uma app da Google.... está disponível primeiro em iOs e para Android nem se sabe quando irá sair... não faz sentido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso acontece para o Waze e muitas outras apps do Google, e tem explicação muito simples: são equipas separadas de desenvolvimento. Se a equipa que trata da app para iOS fez o serviço mais depressa, porque motivo haveria de estar a adiar o lançamento? (ou vice-versa?)

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Equipas separadas de desenvolvimento.

      Eliminar
  4. E nesta versão já será possível descarregar mapas para uso offline? É que a cache é muito bonita, mas quando nos dirigimos para um local onde nunca estivermos, o mapa terá que ser descarregado via 3G/4G... Ou há outra forma de contornar isso? Fixe, fixe, era poder fazer o download por áreas, como acontece com o Here (pelo menos aqui na Alemanha)... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há que ter em conta o tipo de utilização a que se destina. O Waze faz cache dos mapas para minimizar os consumos, mas é preciso ter em conta que assenta no pressuposto de ter ligação à net, para receber as informações de transito (e enviar).

      Para uso offline mesmo, haverá outras apps mais adequadas.

      Eliminar
    2. Para usar offline recomenda-se o Sygic :)

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. A dita equipe da apple ganha quase sempre. Porque será ?!

    ResponderEliminar