2015/10/19

Windows 10 já permite virtualização dentro de máquinas virtuais


Há algo de "quase mágico" quando se usa um computador para virtualizar outro computador, e no último Windows 10 Insider Preview, isso é levado ao limite com a possibilidade de se criarem máquinas virtuais dentro de máquinas virtuais, dentro de máquinas virtuais...

Ainda me recordo da primeira vez que vi um computador virtual a correr dentro de um computador, e onde fiquei abismado ao ver um qualquer erro a causar um "reboot" dessa máquina virtual, passando pela correspondente sequência de boot da BIOS - tudo isto enquanto o computador físico continuava a trabalhar alegremente como se nada se passasse.

Confesso que desde esse dia que fique fã das máquinas virtuais, e é precisamente por isso que ainda agora tenho uma cerca tendência para trabalhar, sempre que possível, com máquinas virtuais, e tendo mais de meia dúzia delas dedicadas a tarefas específicas - e sonhando com o dia em que um sistema "não virtual" nos ofereça capacidades semelhantes, como a possibilidade de gravarmos um snapshot, experimentarmos algo, e rapidamente andarmos para trás com a garantia que tudo fica como estava (e não com essa "esperança" como acontece com os pontos de restauro do Windows.)

Mas pronto, no último Insider Preview do Windows 10 já é possível fazer a virtualização dentro de máquinas virtualizadas, o que permite criar máquinas virtuais dentro de máquinas virtuais usando o Hyper-V.

Para quem se quiser iniciar nestas andanças pode simplesmente começar por brincar com o VirtualBox e experimentar arrancar uma qualquer distribuição de Linux para ir ficando familizarizado com o processo... :)

3 comentários:

  1. Isto faz-me lembrar o filme Inception... Vá-se lá saber porquê...

    ResponderEliminar
  2. https://41.media.tumblr.com/698a3883cfbaf2263c24bedfbca2b86e/tumblr_n9wspuI5yM1tuju0vo1_500.jpg

    ResponderEliminar
  3. Dá para fazer snapshots num sistema não virtual em linux, Isso é possivel tanto em lvm como com o sistema de ficheiros brtfs

    ResponderEliminar