2015/11/05

Apple estará a preparar iPhone 7 de 4" e lançamento mais cedo em 2016


Podemos estar apenas dois meses após o lançamentos dos novos iPhones 6s, mas os analistas já estão de olhos voltados no que virá a seguir e não faltam rumores sobre o regresso de um iPhone mais compacto de 4" e o lançamento antecipado dos iPhones 7.

Para o iPhone 7 espera-se que a Apple volte a apostar num novo design, como tem sido tradição, mas a maior novidade poderá ser o regresso de um iPhone compacto com tamanho de 4". A chegada dos iPhone 6 e 6 Plus veio responder ao apetite do mercado pelos modelos de maiores dimensões, mas finalmente a Apple parece reconhecer que continua a haver quem prefira modelos mais compactos - que neste momento só têm como opção escolher um iPhone 5S que já ultrapassa os dois anos de idade.

Penso que faria todo o sentido a Apple apresentar iPhones nos três tamanhos - tal como agora faz nos iPads (iPad normal, mini, e Pro) - mas infelizmente o mais provável é que esta opção venha acompanhada por diferenciação adicional, como tem acontecido noutras marcas (e no própria linha iPad). Isto é, o eventual iPhone 7 de 4" deverá ter hardware mais limitado que os restantes iPhones 7. Fala-se que enquanto os iPhones 7 de 4.7" e 5.5" darão uso a um novo CPU A10, a versão de 4" manter-se-á com o A9 usados nos actuais iPhones 6S, e poderá também não ter direito a ecrã com Force Touch (opção que me parece ser um grande erro). Para além disso, fala-se que só o modelo de 5.5" irá ter direito a 3GB, criando ainda maior segmentação e diferenciação.



Depois temos também indicações de que a Apple pode fazer nova alteração na data de lançamento, regressando à anterior época de Junho/Julho, usada para as primeiras gerações dos iPhones, até posteriormente ter sido "atrasada" para Setembro. Certamente esta decisão estará mais dependente do comportamento das vendas dos actuais iPhones 6S, pois se continuarem a vender-se bem, não me parece que faça sentido mexer neste agendamento (a não ser que o intuito seja reacertar os períodos de lançamentos entre iPhones, iPads, Apple Watches, iMacs e Macbooks.)

Enfim... muitas conjecturas, mas vindo da Apple... só se sabe quando se souber.

1 comentário:

  1. Novo iphone de 4''?! Óptimas notícias! As 4'' estão a ser negligenciadas pela indústria, a meu ver, mal. Pena o downsize das specs...

    Hail to compact smartphones!!

    ResponderEliminar