Um certificado de segurança expirado causou o pânico entre utilizadores de Macs, que se depararam com a estranha e desagradável situação de não poderem correr as apps instaladas via a Mac App Store.
Parece que nem mesmo os grandes gigantes tecnológicos estão livres de alguns esquecimentos, e neste caso parece que a Apple se terá esquecido de renovar um certificado de segurança. Um esquecimento com consequências bastante complicadas para os utilizadores, uma vez que isso impossibilitava a execução de apps descarregadas via a App Store dos Macs.
[a "prova do crime" - certificado a expirar a 11/11]
A Apple já gerou um novo certificado, desta vez com data de expiração de 2035 (o que deverá resolver a situação durante as próximas décadas), mas para voltarem a usar as apps os utilizadores terão que se reautenticar com as suas credenciais na App Store.
Este incidente não deixa de demonstrar também a fragilidade que mesmo os sistemas que ainda associamos a funcionamento "offline" têm. Muitas vezes se criticam as "cloud-apps" como estando dependentes de uma ligação à internet para funcionarem... aqui temos um exemplo que demonstra que nem as apps offline estão livres de poderem deixar de funcionar devido a factores externos (e depois obrigando também a que se tenha ligação à internet para poderem voltar a funcionar.)
... Para este caso ter sido perfeito, só mesmo se em vez de ter acontecido às 21:58 do dia 11, tivesse acontecido hoje (sexta-feira 13)! :)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)