2015/11/13

Apps da Mac Store deixaram de funcionar devido a certificado de segurança expirado


Um certificado de segurança expirado causou o pânico entre utilizadores de Macs, que se depararam com a estranha e desagradável situação de não poderem correr as apps instaladas via a Mac App Store.

Parece que nem mesmo os grandes gigantes tecnológicos estão livres de alguns esquecimentos, e neste caso parece que a Apple se terá esquecido de renovar um certificado de segurança. Um esquecimento com consequências bastante complicadas para os utilizadores, uma vez que isso impossibilitava a execução de apps descarregadas via a App Store dos Macs.

[a "prova do crime" - certificado a expirar a 11/11]

A Apple já gerou um novo certificado, desta vez com data de expiração de 2035 (o que deverá resolver a situação durante as próximas décadas), mas para voltarem a usar as apps os utilizadores terão que se reautenticar com as suas credenciais na App Store.


Este incidente não deixa de demonstrar também a fragilidade que mesmo os sistemas que ainda associamos a funcionamento "offline" têm. Muitas vezes se criticam as "cloud-apps" como estando dependentes de uma ligação à internet para funcionarem... aqui temos um exemplo que demonstra que nem as apps offline estão livres de poderem deixar de funcionar devido a factores externos (e depois obrigando também a que se tenha ligação à internet para poderem voltar a funcionar.)

... Para este caso ter sido perfeito, só mesmo se em vez de ter acontecido às 21:58 do dia 11, tivesse acontecido hoje (sexta-feira 13)! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)