2015/11/27

DJI lança octacopter para a agricultura MG-1


Muitos se tem falado da hipótese de usar os drones para entregas rápidas, mas a DJI já vai mais longe a pretende demonstrar o seu potencial para a agricultura com o seu novo MG-1.

O DJI MG-1 é um octacopter que foi especificamente concebido para utilização na agricultura, e que por isso conta com algumas particularidades especiais. Para começar, enquanto outros drones têm dificuldade em carregar algo mais que uma câmara, neste caso temos uma aeronave que pode carregar até 10Kg de carga, que consistirá em fertilizantes ou insecticidas que serão espalhados pelo MG-1 de forma automática, definindo-se a área pretendida (ou de forma manual).

Considerando que se trata de uma máquina para uso profissional que irá trabalhar em condições que nem sempre serão as ideais, este MG-1 tem resistência especial à água e pó, podendo até ser lavado à "mangueirada" e é feito de material anti-corrosivo. O sistema de ventilação dos motores é igualmente reforçado para garantir a sua longevidade, e as entradas de ar contam com filtros triplos para garantir que nenhum elemento indesejado chega ao seu interior.

Parece-me uma excelente ideia, especialmente para áreas onde não houvesse ainda um sistema automatizado para esta função (terreno irregular, por exemplo) e onde a área a cobrir não justificasse recorrer a aviões. Para além disso, já estou a imaginar que não irão faltar agricultores cheios de vontade de ir sulfatar os seus terrenos (ao contrário do que seria a tradição de andar a fazê-lo manualmente com os depósitos às costas. :)

Só é pena o custo da "brincadeira" andar pelos 15000 dólares...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)