2015/11/27

Turris Omnia quer ser o router open-source de referência


Empresas como o Google já começaram a trazer os seus próprios routers para o mercado relembrando a importância de os manter actualizados. O Turris Omnia é um router que quer oferecer as mesmas vantagens, mas mantendo-se completamente open-source.

Os router são dos elementos mais críticos em qualquer rede, no entanto, para a grande maioria dos utilizadores, trata-se apenas de mais uma caixa que é necessário ter ligada para se poder aceder à internet  - e que por ali permanecerá intocada até que eventualmente deixe de funcionar (muito possivelmente, sem que nunca lhe seja aplicada uma actualização ao longo de todo o seu tempo de vida.) É uma situação preocupante, considerando que existem botnets que consistem quase exclusivamente na infecção de routers com software vulnerável, e que serão praticamente impossíveis de detectar pelos utilizadores comuns.

Este Turris Omina quer mudar esta situação, disponibilizando um router ultra-versátil e que deixa tudo à vista com o seu design open-source (baseado no OpenWRT). A nível de funcionalidades podemos encontrar tudo o que se encontra no router topo-de-gama, como servidor DLNA se lhe ligarem um disco externo; ou até a possibilidade de usarem um cartão SIM para terem acesso a conectividade 4G; mas tendo 1GB de RAM e software altamente configurável, as opções são apenas limitadas pela vossa imaginação.

O preço para tudo isto é de 189 dólares, estando também disponível apenas a board por 99 dólares para quem preferir completar o conjunto com as peças que já possa ter. Para os europeus, há também a vantagem adicional do envio ser feito da Europa e não terem que se preocupar com taxas alfandegárias. Isto, assumindo que este projecto de crowdfunding consegue cumprir com o que promete, com as entregas a estarem agendadas para Abril de 2016.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)