2015/11/19

Galaxy S7 deverá estrear câmara com novo sensor Britecell da Samsung

Sendo cada vez mais difícil diferenciar um novo smartphone de topo dos modelos de baixo custo que nos vão chegando da China, resta aos maiores fabricantes apostarem em tecnologias que ainda não estão disponíveis para os restantes fabricantes. No caso da Samsung isso deverá ser feito no Galaxy S7 mediante a utilização de um novo sensor com tecnologia Britecell que promete maior qualidade de imagem em ambientes com pouca luminosidade.

Este sensor Britecell nada mais é que o sensor que a Samsung já tinha revelado em Junho e que troca os habituais subpixeis RGB por RWB. Isto é, em vez de detectar as habituais componentes azul, verde e vermelha; opta por captar as componentes azul, vermelha e "branca"; fazendo as devidas conversões de forma invertida (tradicionalmente o branco seria composto pela soma das componentes RGB, neste novo sensor o verde será derivado pela diferença do branco subtraído dos restante componentes. O que se ganha é que cada pixel com um filtro colorido à frente perde luminosidade, e ao se optar por um pixel "branco", evita-se essa perda, possibilitando uma maior sensibilidade à luz mesmo em ambientes de baixa luminosidade.

Melhorias que a Samsung faz questão de aproveitar reduzindo o tamanho dos pixeis (de 6um para 5um), o que permitirá reduzir o tamanho do sensor e a sua espessura. Com sorte, este novo sensor significará o fim das câmaras salientes na parte de trás dos smartphones (ou, no mínimo, que sejam menos pronunciadas), a não ser que continue a loucura pelo emagrecimento dos smartphones, que qualquer dia fará com que nos cheguem smartphones com 1mm de espessura que farão as delícias de todos os fãs dos bendgates.

O novo Samsung Galaxu S7 deverá ser revelado em Fevereiro de 2016, e logo saberemos se irá utilizar este sensor Britecell. Mas aquilo que gostaríamos mesmo de ver, era a Samsung lançar o primeiro smartphone cuja parte frontal fosse inteiramente constituída por um ecrã, completamente sem margens. Seria bem mais interessante do que ter as bordas arredondadas como no S6 Edge. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)