2015/11/19

Google começa a fazer streaming de apps nos resultados das pesquisas


Quando se fazem pesquisas no Google, já há resultados que nos direccionam para informação que é apresentada dentro de apps que temos instaladas. Mas agora o Google vai mais longe, e permite executar a app via streaming no caso de não a termos no nosso smartphone.

A convergência entre web e apps vai sendo cada vez maior, e parece não faltar muito para que as noções de web, apps locais ou remotas, se desvaneçam completamente, como nos mostra este novo sistema do Google com o streaming de apps.

Quando se faz uma pesquisa no Google, para além de indicar resultados que poderão ser apresentados numa app que se tenha instalada, poderá agora surgir uma nova indicação referindo que se pode ver esse conteúdo via uma app em streaming. Nesse caso, em vez de nos ser pedido para instalar a app respectiva, a mesma é apresentada como se estivesse no nosso dispositivo - mas na verdade está a ser executada remotamente num servidor do Google, que apenas nos apresenta as imagens via acesso remoto. Tal como noutros sistemas de acesso remoto, continuamos a ter total interactividade com a app, e na maioria dos casos a experiência de utilização será idêntica à que se teria com ela instalada localmente (ou até melhor, pois tem toda a potência dos servidores do Google à disposição) sendo apenas necessário ter uma ligação de dados suficientemente para receber o stream respectivo.

Por agora este sistema está em fase beta, sendo aplicado apenas a uma dezena de apps/serviços e apenas nos EUA. Mas, se tudo correr tão bem como se espera e a reacção dos utilizadores for positiva, é algo que em breve poderá ser alargado a muitas mais apps e a todo o mundo. (Estão a imaginar as possibilidades? Para além de ser uma excelente forma para experimentar apps antes de comprar, seria também muito apreciado para correr apps/jogos que ocupam "gigabytes" sem que fosse necessário ocupar espaço localmente. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)