2015/11/11

Kairos T-Band - onde anda a smart bracelet do Indiegogo?


Nem todas as campanhas de crowsdfunding são bem sucedidas, mas há algumas que desde logo nos deixam um pouco cépticos quanto às suas promessas. No caso do smart bracelet Kairos T-Band, infelizmente parece que tínhamos razão em estar desconfiados.

A Kairos T-Band trazia-nos uma proposta interessante. Em vez de se optar por um smartwatch, bastaria aplicar uma bracelete inteligente a qualquer relógio tradicional, automaticamente ganhando acesso a todas as vantagens de um smarwatch sem se ter que deixar de usar o relógio que se desejasse. A ideia era boa; o desenrolar do projecto... nem por isso.

Depois de alguns comunicados a conta-gotas que iam surgindo de dois em dois meses, mostrando o um projecto ainda em estado bastante embrionário (para quem tinha prometido a entrega dos produtos em Junho deste ano), os criadores parecem ter entrado em hibernação, passando quase seis meses sem dar qualquer resposta às perguntas dos que investiram no projecto, e que iam ficando cada vez mais preocupados e pedindo a devolução do dinheiro.

Há cerca de um mês, os criadores parecem ter novamente acordado para as suas responsabilidades, e publicaram um novo comunicado, mas que serve apenas para dar más notícias (a necessidade de refazerem o projecto quase totalmente) e usar o argumento que muitos outros projectos suspeitos utilizam: pedindo para aguardarem mais algumas semanas, antes de pedir a devolução do dinheiro, que a acontecer será feita de forma "selectiva" (leia-se: digam adeus ao dinheiro.) Outra táctica que não nos dá qualquer descanso: ao pedido para que mostrem o estado actual dos protótipos, respondem com o argumento de que começaram a surgir produtos concorrentes, e que não querem mostrar demasiado para não serem copiados até obterem as patentes pendentes.

Não me parece ser difícil imaginar que daqui por mais um mês, na data prometida para darem início à produção, novamente surgir um qualquer comunicado a adiar o processo... até que finalmente os apoiantes que ainda resistem percam as esperanças de verem as centenas de dólares que investiram no projecto (há mais de 60 apoiantes que pagaram mais de 500 dólares!) materializarem-se em qualquer produto real.

Fica novo lembrete agendado, para acompanharmos os desenvolvimentos daqui por mais alguns meses...

1 comentário:

  1. Existen sempre riscos de investimento. Investi +500$ pelo projecto RideOn (que passou cá no AadM) e estão igualmente cheio de atrasos e sem comunicados (era suposto tê-los recebido em Setembro). Porém continuo a ter esperança pelo facto de terem demonstrado protótipos funcionais. Aguardar até 2016 agora.

    ResponderEliminar