2015/11/26

Raspberry Pi Zero custa apenas $5


O pequeno Raspberry Pi ganha uma nova variante, que é a mais pequena e barata de sempre. O Raspberry Pi Zero é mais pequeno, mais rápido que o Pi original, e vai custar apenas 5 dólares.

Os Raspberry Pi vieram facilitar o acesso a computadores de baixo custo, revitalizando todo um segmento que andava adormecido há mais de uma década, e também permitindo concretizar uma infindável quantidade de projectos que não se tornavam viáveis por não se ter um "computador barato".

Por isso facilmente se conseguem prever as potencialidades deste novo Raspberry Pi Zero que nos chega por apenas $5 (cerca de 5 euros). Com uma dimensão de apenas 65x30mm (e 5mm de altura) este Pi Zero conta com um Broadcom BCM2835 a 1GHz - 40% mais rápido que o Pi original, 512MB de RAM, micro-SD, mini-HDMI com suporte para 1080p60, micro-USB para dados e alimentação, header de 40 pinos para I/O com pinout idêntico aos dos Model A+/B+/2B, e também uma saída de vídeo composto disponível (se lá soldarem um cabo ou ficha).



Aliás, o seu tamanho compacto faz com que seja recomendável optarem pelo kit que inclui os adaptadores necessários, sendo também recomendável que utilizem um Raspberry Pi "normal" para preparar um cartão microSD com o sistema configurado para o que pretendem, e depois passá-lo para o Pi Zero.

A ausência de fichas de tamanho standard (e ethernet) irá impedir que sirva de substituto para os Raspberry Pi existentes, mas o seu tamanho compacto e preço ultra-reduzido vai viabilizar todo um conjunto de novos projectos onde nem os actuais Raspberry Pi podiam ser considerados. Acaba por ser quase ridículo que se possa ter um computador "completo" por um preço idêntico aos dos cabos adaptadores que o acompanham!


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)