2015/11/26

Amazon quer incluir Netflix e outros no seu Prime Video


A Amazon parece querer dar o passo para a próxima fase dos serviços de streaming de vídeo online, e começar a incluir serviços da concorrência no seu próprio Prime Video.

Com os serviços de streaming de vídeo on-demand a ganharem cada vez mais popularidade e a fazerem esquecer os tempos em que se estava dependente do que estava a passar em cada canal, surge também a inevitável questão da insustentabilidade de pagar por todos os serviços. Este é um tema que já abordamos por diversas vezes, e que os exclusivos têm vindo a agravar: há filmes e séries que poderão estar disponíveis apenas num serviço, criando a situação de que, potencialmente, teriam que pagar por uma dezena deles para verem dez séries exclusivas, uma em cada um.

Tal como aconteceu com os canais de TV, também no streaming terá que começar a haver uma agregação de serviços, e é isso que a Amazon parece querer fazer. Aparentemente, a Amazon está a trabalhar no sentido de incluir serviços de streaming concorrentes para que também fiquem disponíveis no seu Amazon Prime Video.

Levado ao extremo, significaria que um assinante do Prime Video continuaria a ter acesso a conteúdos do Netflix, Hulu, etc. - mas não ficando por agora esclarecido se isso seria feito mediante o pagamento adicional (tipo acesso a um canal pago), ou se estaria incluído no preço base, com a Amazon a repartir parte do valor com os seus parceiros.

Não serão negociações fáceis certamente, pois cada serviço de streaming ganhará mais em ter os seus próprios clientes directos do que ficar dependente de um serviço de terceiros; mas a longo prazo parece-me inevitável que isto tenha que acontecer. Será fácil perceber que os serviços ganharão mais em ganhar uma percentagem reduzida sempre que alguém vê os seus conteúdos num serviço de um parceiro... do que estar a empurrar esses potenciais clientes para a pirataria, e pela qual não receberão nada.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)