2015/12/19

A má fama dos efeitos digitais gerados por computador


Já todos passamos por isto: estamos a ver um qualquer filme e... surge uma qualquer cena que obviamente se nota ter elementos que lá foram colados em cima por um computador. É algo que acontece com frequência em produções mais económicas, mas que por vezes também se alastra a filmes e séries onde isso não deveria acontecer. Pior ainda, é algo que dá má fama aos efeitos gerados por computador.

[um dos exemplos que nunca deveria ter chegado ao público!]

Mas essa má fama é injustificada, porque isso acontece apenas com os maus efeitos CGI. Quando um efeito CGI é bem feito, nem o espectador mais atento será capaz de detectar que se tratam de imagens geradas por computador - a não ser talvez por conhecimento técnico de que tal seria impossível de conseguir com imagens reais (ou por se tratarem de imagens que obviamente não poderiam ser reais, independentemente de o parecerem).

Portanto, da próxima vez que reclamarem de efeitos CG... façam questão de referir que se trata dos maus efeitos CG e não daqueles que diariamente passam em frente aos nossos olhos sem darmos por eles. :)


1 comentário:

  1. Foi o que aconteceu quando o Forest Gump ganhou e fique "ganhou o forest gump??????" depois fui ver os efeitos e percebi que nem me tinha apercebido deles!

    ResponderEliminar