2015/12/27

Carregador wireless da XE promete carregar smartphones a 5m de distância


A XE é uma startup Ucraniana que diz ter conseguido fazer aquilo que os outros ainda estão a tentar fazer: criar uma forma de transmitir electricidade sem fios de forma eficiente e segura, a grandes distâncias.

Enquanto aguardamos o dia em que se possa dizer o adeus definitivo aos cabos para carregar os nossos smartphones e tablets, eis que nos chega uma nova empresa que diz ter resolvido os problemas e criado um sistema que permite recarregar smartphones a 5 metros de distância.

Carregadores wireless há muitos, mas os sistemas actuais funcionam apenas a curta distância (alguns milímetros). Aquilo que realmente se desejaria era um sistema que funcionasse a maiores distâncias, permitindo recarregar os equipamentos sem que tivessem que ser postos numa base ou num local específico. E é aí que este XE diz ter novidades prontas a serem postas no mercado.

Ao contrário do uBeam, que também promete carregamento a longa distância e que usa ultra-sons (mas que continua sem data oficial para chegar ao mercado) este sistema da XE continua a usar sinais de rádio; e o seu segredo está supostamente na frequência escolhida (abaixo dos 100MHz) e o formato da antena, que tradicionalmente teria que ser de grandes dimensões mas que eles conseguiram miniaturizar de modo a caber numa capa de telemóvel (ou, idealmente, que fosse integrada no próprio smartphone).

A notícia é boa, assumindo que tudo é como eles dizem e que as eficiências obtidas são satisfatórias; mas mesmo que tal aconteça temos o problema complicado de convencer os fabricantes a adoptar um novo sistema de energia wireless. Já vimos o que aconteceu quando se tinham dois sistemas concorrentes, que literalmente encravaram o mercado durante anos (e mais recentemente, até marcas que apostavam num dos sistemas parecem ter deixado de o fazer) - facilmente se antevê que com a chegada de novos sistemas, tudo fique ainda mais complicado...

Queremos energia wireless... mas queremos acima de tudo um sistema universal que garanta compatibilidade para todos os dispositivos!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)