2015/12/27

Dynamic Skip Fire dá uso aos cilindros do motor que forem necessários a cada momento


Os motores de combustão interna mantêm-se praticamente inalterados desde a sua invenção, mas agora temos uma companhia que quer aumentar a sua eficiência desligando todos os cilindros que não forem necessários.

Já sabemos que os motores de combustão interna terão que dar lugar aos motores eléctricos, mas isso é um processo que irá demorar muitas décadas de transição. A Tula é uma empresa que aposta em tecnologia que permitirá aumentar a eficiência dos motores de combustão, usando apenas os cilindros estritamente necessários a cada instante.

A ideia de desligar cilindros não é nova, há vários motores que o fazem como forma de poupar combustível, mas a questão é que essa redução tem que ser feita com muitas limitações, de modo a garantir que o motor continua a funcionar equilibrado. A novidade deste novo sistema Dynamic Skip Fire, é que permite que, por exemplo, um motor V8, possa funcionar até com um único cilindro.

O truque é que, em vez de desligar cilindros específicos, este sistema consegue evitar a injecção e ignição em qualquer cilindro a qualquer momento, permitindo que o motor possa continuar a funcionar de forma equilibrada mesmo quando está a operar com apenas 1 cilindro activo (que não será sempre o mesmo, mas irá saltando para garantir esse equilíbrio correcto). E se a qualquer momento for necessária maior potência, o sistema vai activando mais cilindros de forma completamente suave e imperceptível.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)