2015/12/12

CPU quântico do Google é 100 milhões de vezes mais rápido que CPUs convencionais


Os computadores quânticos representam toda uma nova fronteira que pode revolucionar os sistemas de computação, mas tratam-se de campos tão esotéricos que nem sequer os próprios cientistas se entendem quanto aos seus resultados. O Google diz finalmente ter conseguido demonstrar que o seu computador quântico funciona e que já supera largamente os processadores convencionais.

O computador quântico do Google é um dos poucos no mundo, e tem sido frequentemente criticado por cientistas que dizem duvidar que o mesmo esteja a funcionar realmente usando propriedades quânticas. Noutros casos, a capacidade de resolução de problemas acaba por se revelar idêntica à de CPUs convencionais... mas agora o Google diz ter finalmente demonstrado a validade de um computador quântico e que pode superar tudo aquilo que existe actualmente.



A prova do Google consiste na resolução de um problema que procura descobrir a solução mais eficiente para uma tarefa dado um conjunto de opções, e que rapidamente começa a "atascar" os CPUs convencionais à medida que essas opções se tornam mais numerosas. É no entanto o tipo de problema que se aplica de forma perfeita à computação quântica, e no computador D-Wave do Google este problema está a ser resolvido de forma 100 milhões de vezes mais rápida que em computadores convencionais.

Parece ser a prova de que o computador quântico é mesmo capaz de potenciar a tal revolução que se desejava (pelo menos, para certo tipo de situações)... mas ainda faltará algum tempo até que estes avanços se possam reflectir em benefícios aplicados às coisas materiais.

... Ainda assim, não deixa de ser uma excelente notícia para o Google e todos os que trabalham nesta tecnologia, que quase era considerada "magia negra" por parte da comunidade científica. :)

6 comentários: