2015/12/10

Google Photos ganha álbuns partilhados


O Google Photos tem muitas coisas boas, mas não consegue ainda esconder a "manta de retalhos" que está na sua origem, com múltiplos serviços do Google que se tentam finalmente conjugar num só. Hoje passa a haver menos uma coisa pela qual esperar: a possibilidade de se criarem álbuns partilhados.

Não há como não adorar a gestão automática que o Google Photos faz das nossas fotos, criando histórias e vídeos sem que nos tenhamos que preocupar com nada. Mas depois temos também frustrações com coisas tão básicas como, para se poder criar um vídeo automático, isso ter que ser feito num smartphone e não poder ser feito através da web (vá-se lá perceber porquê).

Com estes álbuns partilhados do Google Photos o Google responde à funcionalidade que os utilizadores de iOS já têm há muito nas fotos no iCloud. Podemos criar um álbum e partilhá-lo com várias pessoas, de modo a que não só tenham acesso às fotos e vídeos, como também possam adicionar os seus próprios conteúdos. É a forma ideal de garantir que as fotos de um qualquer evento não ficam "esquecidas" num smartphone de um dos participantes que se esqueceu de nos enviar as fotos - ou vice-versa.

Ficam a faltar algumas componentes sociais básicas, como a possibilidade de se comentar as fotos, ou simplesmente marcar as favoritas; mas... isso é algo que certamente o Google irá adicionar no futuro... eventualmente. Pelo menos, desta vez é uma funcionalidade que poderá ser acedida tanto na web como nas apps para iOS e Android (assim que a actualização chegar ao vosso smartphone ou tablet.)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)