2015/12/02

Google revela mais um relatório sobre a evolução dos seus carros sem condutor


As experiências feitas com automóveis sem condutor nas estradas públicas são agora acompanhadas por relatórios regulares sobre todos os acidentes (e incidentes) que vão surgindo, e no último ficamos a saber porque motivo o carro do Google foi mandado parar pela polícia; e também como se comporta em situações mais complicadas de estar num cruzamento com sinal vermelho mas poder seguir.

O Google continua a toda a velocidade no desenvolvimento dos seus carros sem condutor, e agora disponibiliza os relatórios sobre todos os incidentes que vai detectando. Num destes casos, o carro foi mandado parar por seguir demasiado devagar (opção tomada pelo Google como forma de reduzir o risco de acidentes); e noutro caso o carro esteve envolvido num acidente, mas sem culpa, por ter sido outro veículo a dar-lhe um ligeiro toque por trás.


O relatório dá-nos a conhecer que o carro do Google já consegue detectar situações em que pode virar à direita mesmo estando num semáforo com sinal vermelho (prática frequente nos EUA, e que por cá também deveria ser adoptada), sendo até capaz de se "chegar à frente" para ter melhor visibilidade; e também detecta a sirene de uma ambulância em marcha de emergência, de modo a ceder passagem mesmo quando tem prioridade.

Situações curiosas e que para a a maioria dos condutores serão tão "normais" que nem sequer pensam nelas, mas que quando se trata de um automóvel que não tem um condutor humano, têm que ser detectadas e devidamente processadas pelo seu cérebro electrónico.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)