2015/12/02

Apple Watch precisa de uma "revolução"?


O Apple Watch poderá ser um dos melhores smartwatches da actualidade (e que em vendas eclipsou todos os concorrentes), mas revela também que ainda há muito por fazer.

O Apple Watch foi lançado praticamente como um produto em fase beta, e só meses mais tarde começou a revelar o seu verdadeiro potencial com a actualização do WatchOS, que até lhe esticou a autonomia para cerca de 2 dias em utilização normal. No entanto, parecemos ter atingido um ponto em que, depois da corrida dos developers ao Apple Watch, se entra num período de estagnação.

Talvez seja o próprio conceito que esteja errado. Muitas vezes temos apps que tentam usar o smartwatch como  se fosse um smartphone, esquecendo-se que se tratam de dispositivos completamente diferentes (poderá ser útil receber um título de uma notícia de última hora no relógio - mas não será tão útil tentar convencer o utilizador a que a notícia seja lida na íntegra no reduzido ecrã do Apple Watch). Aliás, poderemos colocar a questão de se o próprio sistema de acordar o relógio, escolher app, e lançá-la, será realmente o mais adequado... ou se se precisa de algo novo, mais capaz de antever as necessidades do utilizador e apresentar-lhe aquilo que é preciso sem que seja necessário escolher o que se quer ver.

Daqui por uns meses ficaremos a conhecer a próxima geração do Apple Watch, e será interessante ver que aspectos é que a Apple terá optado por melhorar. Será quase certo que a nível físico, deveremos contar com um formato mais fino (tendo a Apple a mania de reduzir a espessura, em nenhum dispositivo isso faz mais sentido do que no Apple Watch)... mas por outro lado, sem dúvida que os utilizadores apreciariam ter uma autonomia que lhes permitisse usar o relógio durante uma semana sem terem que se preocupar em carregá-lo todas as noites. Enfim, teremos que esperar para ver.

3 comentários:

  1. O apple watch é sem duvida o melhor e mais completo que se encontra no mercado, mas apesar disso tenho a sensação que é um produto que aponta em várias direcções e parece não ter um fio condutor.
    Eu penso que existem duas formas de fazer um smartwatch. Uma como complemento do smartphone e a outra independente, logicamente a Apple optou pela primeira porque consegue vender mais produtos dessa forma e o relógio é mais um produto para o ecossistema.
    A mim não me convenceu, e olho para ele da mesma forma que um iPhone 2/3G na altura, tem de evoluir muito mais para justificar o preço pedido.

    ResponderEliminar
  2. Apple Watch "o melhor e mais completo", deve-me estar a escapar alguma coisa...!?

    Já as vendas é neste momento o segredo mais bem guardado da Apple...!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a minha opinião.... Se tem uma opinião contrária fundamente e assim ao menos acrescenta algum valor à sua resposta.

      As vendas é um assunto que não me interessa, não tenho acções apple, por isso, se vende ou não é la com eles.

      Eliminar