2015/12/12

SwiftKey Symbols é um teclado para autistas e dificuldades de comunicação


O SwiftKey é um teclado que facilita a escrita a milhões de pessoas, e agora lança um teclado experimental que foi especificamente concebido para aqueles que têm dificuldade em se expressar escrevendo com letras: o SwiftKey Symbols.

A maioria das pessoas toma a capacidade de comunicação como algo implícito e perfeitamente normal. Infelizmente, isso não é verdade para todos, havendo aqueles para quem esse simples acto é um verdadeiro desafio e que se torna muito complicado de expressar usando teclados convencionais.

O SwiftKey Symbols nasceu de um projecto experimental do SwiftKey, que tenta aplicar as capacidades de previsão do SwiftKey a um sistema de comunicação que usa desenhos para facilitar a comunicação a crianças autistas e outras pessoas com dificuldades de comunicação. Em vez de letras temos desenhos e grupos de "cartões" dedicados a diferentes actividades; e que também tiram partido do sistema de previsão do SwiftKey, tendo até em conta o período do dia e dia da semana (assim, o teclado poderá adaptar-se automaticamente a situações que sejam de uma criança numa aula, ou em casa, com os diferentes requisitos de comunicação, por exemplo).

É sempre positivo ver a tecnologia a ser aplicada para melhorar a vida daquelas pessoas para quem a "normalidade" dos outros não é um dado adquirido; e se conhecerem alguém que possa ter a vida facilitada pela utilização deste teclado com símbolos, não deixem de lhes fazer chegar esta informação.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)