2015/12/12

David Braben fala dos desafios de criar jogos para Realidade Virtual


David Braben é um nome que dispensa apresentações, sendo aquela pessoa que conseguiu enfiar um "universo" dentro de máquinas com poucos kilobytes de memória com o seu Elite; e que agora continua a estar na vanguarda das fronteiras digitais, preparando-se para a chegada da realidade virtual.

Braben trabalha actualmente em Elite Dangerous: Horizons que é um dos poucos jogos actualmente já disponíveis (em beta) que está preparado para funcionar correctamente com óculos de realidade virtual como os Oculus Rift e os HTC Vive - fazendo-se isso sentir nos requisitos mínimos de hardware, que poderão servir de indicação para os computadores de jogos para os próximos anos:
  • CPU Intel Core i7-3770K Quad Core / AMD FX 4350 Quad Core CPU (ou melhor)
  • 16 GB RAM
  • Nvidia GTX 980 com 4GB (ou melhor)

Sim, estão a ler bem, isto não são os requisitos recomendados, são os requisitos mínimos. Exigências que David Braben explica como sendo necessárias devido à necessidade de gerar imagens de 2160x1200 a 90fps (para o HTC Vive) de forma constante de modo a criar o ambiente virtual desejado e sem atrasos nem lag que possam induzir náuseas que muitas vezes são associadas à realidade virtual.

No caso de Elite Dangerous também ajuda que o jogo se ajuste perfeitamente à realidade. Estar a jogar sentado em frente a um computador coloca-nos numa posição semelhante à do nosso personagem virtual sentado no cockpit de uma nave. Isso ajuda imenso, mas mesmo assim há muitas coisas que se foram descobrindo com a experiência - como evitar o "abanar" do ecrã de forma exagerada, ou de movimentar o campo de visão do utilizador, técnicas que alguns jogos usam frequentemente - mas que num ambiente de VR apenas servirão para baralhar e enjoar os utilizadores.

Infelizmente, o lançamento do HTC Vive foi adiado para Abril, pelo que só nos resta aproveitar este tempo extra para ir poupando para o hardware que está a ser pedido... ;P




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)