2015/12/13

Tirar fotos à mobília vai passar a ser ilegal no Reino Unido


Depois do recente retrocesso no Reino Unido, que voltou a ilegalizar a cópia privada de CDs e DVDs, as terras de Sua Majestade avançam com nova medida que demonstra os abusos que andam a ser feitos a propósito dos direitos de autor... e que irá fazer com que os ingleses nem sequer possam publicar fotos do mobiliário que compraram, a não ser que tenham autorização do criador da mesma.

O Reino Unido vai por em prática uma alteração às leis dos direitos de autor, que irá prolongar a protecção de "objectos artísticos" por 70 anos após a morte do seu autor (face aos anteriores 25 anos). Nesta categoria enquadram-se coisas como mobiliário e cadeiras... e que fazem com que uma simples foto de um móvel ou cadeira antiga partilhada na internet possa ser alvo de processo.

Quem não se quiser arriscar terá que ter o cuidado de analisar cuidadosamente todos os elementos na foto para ver se nenhum deles é demasiado "artístico", e se for, terá que obter as devidas permissões dos detentores dos direitos sobre os mesmos.

Obviamente que, tal como no caso das cópias privadas dos CDs ou DVDs, estas leis são completamente absurdas e não terão qualquer efeito prático; pois não me parece que os britânicos deixarão de publicar as fotos que tiram em suas casas, independentemente do tipo de sofá ou cadeira em que estejam sentados; ou que deixem de publicar uma foto de um mobiliário "de autor" no caso de o quererem vender num site de leilões ou equivalente.

Mas pronto, ficamos a saber que no Reino Unido, a sua posição face à reforma dos direitos de autor está a ser feita no sentido oposto ao que seria desejado...


6 comentários:

  1. Não é só em Portugal que há atrasados mentais...

    ResponderEliminar
  2. Dão maioria absoluta aos Conservadores depois dá nisto.

    ResponderEliminar
  3. E o preço? Se compro uma cadeira e não posso mostrar que a tenho é dizer que a aluguei assim como os filmes ou os automóveis, quando não quiser a cadeia posso mete-la na lareira ou também sou processado, mas por estas idiotices bem que se querem os direitos podiam recolher os produtos quando os donos não quiserem, tipo aquelas associações de toxicodependentes que recolhem bens... Enfim.

    ResponderEliminar
  4. qualquer dia nem a nossa foto podemos publicar, porque a nossa mãe ainda tem os direitos de autor

    ResponderEliminar
  5. Chega-se a cada ridículo... ou seja, a gente paga pelas coisas e depois não pode mostrar o que comprou. A partir do momento em que se compra algo a alguém, esse algo passa a ser nosso. Agora os bens parecem os jogadores de futebol, compra-se X por cento do passe...

    ResponderEliminar