2015/12/15

Wolfram Alpha mais acessível com versão gratuita na cloud


O Wolfram Alpha tem capacidades incríveis de interpretação e correlação de dados, e o seu criador quer agora fazer com que toda essa tecnologia chegue a mais pessoas, disponibilizando uma plataforma de desenvolvimento gratuita capaz de aproveitar e explorar as suas potencialidades.

O Wolfram Alpha há muito que fascina todos os curiosos com as suas respostas que baralhariam qualquer outro motor de busca, e que passam por simular coisas como "como um cão vê Obama" ou "quantas notas de 10 euros seriam necessárias para cobrir Portugal". Mas Stephen Wolfram sabe que isto é apenas a ponta do iceberg, e quer atrair developers que tirem partido das capacidades deste seu motor de conhecimento e o integrem nas suas próprias apps e serviços. Algo que faz com a disponibilização do Wolfram Development Platform de forma gratuita.

Este lançamento é acompanhado por um livro que também fica disponível gratuitamente na web e que servirá como introdução às capacidades da Wolfram Language; e que a par dos mini-exemplos apresentados, permitirão rapidamente ficar fascinado pelas suas capacidades.


[basta uma simples linha de "código" para que se crie esta imagem que pode ser rodada interactivamente]

Na prática, esta Wolfram Language já é meio caminho para que, no futuro, um computador nos possa responder ou fazer qualquer coisa que lhe expliquemos usando linguagem natural (nalguns dos exemplos isso já se torna aparente, pois os campos de input podem aceitar linguagem natural.)

Alguns dos exemplos não funcionam por cá (o que é pena) pois não existem dados disponíveis - como acontece com o exemplo onde, com poucas linhas de código se pede para criar um gráfico com a população das cinco maiores cidades mais próximas do local onde estamos. Mas... só de imaginar que isso funciona em países como os EUA, e que pode ser feito com poucas linhas de código (imaginem só por onde iriam começar, se usassem outra linguagem de programação), é revelador de tudo o que se poderá fazer usando esta linguagem "de conhecimento".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)