2016/01/20

Amazon DRS traz-nos máquinas inteligentes que pedem recargas automaticamente


Os Dash Buttons da Amazon pretendem simplificar a compra de produtos, e agora preparam-se para tomar de assalto muitos outros produtos que assim poderão tratar de comprar recargas automaticamente.

Com os Dash Buttons, pedir uma nova dose de produtos de limpeza, bebidas, ou outras coisas, passou a ser tão simples quanto carregar num botão; mas a Amazon quer ir ainda mais longe, e integrar essa funcionalidade directamente em todo o tipo de produtos que precise de "recargas", como máquinas de café, máquinas de lavar, e até impressoras.

Em todos eles a ideia é a mesma: assim que a máquina detectar que é necessário (por exemplo, nível de tinta baixo numa impressora), poderá fazer automaticamente a encomenda da recarga adequada através da Amazon.

Não sei porquê mas, embora não possa deixar de ficar fascinado com o conceito e tudo o que ele implica - e de aceitar que para a grande parte dos casos se tratam de recargas que teremos inevitavelmente que fazer para continuar a usar os produtos - não posso também deixar de ficar um pouco assustado com a ideia de ter máquinas a fazerem encomendas e a gastarem os meus euros. Imaginem só que um qualquer bug (acidental ou propositado) faça com que um dia se chegue a casa com um camião TIR à porta a querer descarregar 40 mil tinteiros ou pacotes de detergente que foram encomendados?

Sim, é certo que receberemos notificações e poderemos rectificar a situação, mas... no que diz respeito a compras automáticas, se calhar prefiro manter-me cautelosamente no passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)