2016/01/12

iPad mais amigo das escolas com iOS 9.3 e suporte multi-aluno


Já vimos algumas novidades do iOS 9.3, mas há uma que não esconde as intenções da Apple de tornar o seu iPad numa ferramenta à medida dos professores e alunos. Com o iOS 9.3, o iPad ganha suporte para múltiplos utilizadores e uma mais fácil gestão de múltiplos dispositivos por parte dos professores e escolas.

A Apple está bem consciente da importância crítica que é acompanhar as novas gerações desde cedo e durante a sua formação, e saberá também que os Chromebooks do Google tem tido uma enorme aceitação nessa área. Em resposta, o iOS 9.3 transformará o iPad numa ferramenta mais adequada para a educação, dando resposta a muitos dos pedidos dos que já o utilização para essa função.

Com o 9.3 o iPad recebe uma nova app "Classroom" para os professores; uma app de gestão "Apple School Manager" para o OS X; e a possibilidade de se usarem iPads partilhados entre múltiplos alunos. Sim, chega finalmente - em parte - o muito pedido suporte multi-utilizador para o iPad, mas que infelizmente só estará disponível para esta utilização nas escolas e não para a utilização doméstica.


Neste novo modo de iPads partilhados, um aluno poderá fazer o seu login em qualquer iPad da escola, e terá acesso imediato a todos os seus conteúdos (via iCloud Drive), livros, e apps. Algo que acaba por ser idêntico ao que se tem com os Chromebooks. Cada iPad apresentará também a foto do último aluno que o utilizou no lock screen, para facilitar a identificação.

Para o professor, a nova app Classroom permite que o mesmo possa espreitar aquilo que cada aluno está a fazer no seu iPad, assim como lançar apps remotamente, abrir páginas web ou ebooks; ou até forçar que o aluno permaneça em determinada app para evitar "distracções". E para a gestão escolar, o Apple School Manager permite uma gestão global de todos os iPads numa escola, definindo que utilizadores (alunos, professores, funcionário) têm acesso aos mesmos e a que conteúdos; assim como a gestão remota de livros e apps nos dispositivos.


Novidades que irão reforçar a capacidade do iPad funcionar como ferramenta que facilita a vida a professores e alunos. Falta apenas ver se a questão do custo não continuará a fazer com que as escolas optem pelos Chromebooks...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)