2016/01/01

Relógio solar digital projecta horas na sombra


Se ontem nos despedimos de 2015 com um curioso relógio luminoso que cria sombras para dizer as horas, nada melhor que dar entrada em 2016 com um outro relógio que desta vez é mesmo um relógio solar... mas que apresenta as horas em formato digital.

Seria simples criar um relógio digital com um pequeno painel solar para se manter em funcionamento; mas este relógio solar dispensa todo e qualquer tipo de componentes electrónicos ou baterias: é realmente um relógio solar, que apenas precisa do Sol para funcionar. O pequeno pormenor que faz toda a diferença é que o "ponteiro" foi cuidadosamente concebido de forma a projectar as horas em formato digital na sua sombra.


Este "ponteiro" só se tornou possível graças à impressão 3D, estando disponível gratuitamente para todos os que o quiserem replicar (ter em atenção a escolha do modelo adequado, para o respectivo hemisfério norte/sul, de acordo com o local onde o pretenderem utilizar). Para quem não tiver impressora 3D - ou não quiser aguardar as mais de 30h que este relógio demora a imprimir - o mesmo pode ser comprado por 69 euros no Etsy.

Mesmo sendo um projecto excelente, há que estar ciente das suas limitações: o ponteiro só indica as horas entre as 10:00 e as 16:00, e em intervalos de 20 minutos. Para além disso, não funciona em dias nublados... nem à noite. ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)