2016/01/01

Faz uma impressora 3D por $60


O mundo da impressão 3D vai atraindo cada vez mais interessados, e essas pessoas poderão aumentar ainda mais ao saberem que uma impressora 3D pode ser feita por valores bastante acessíveis.

É inevitável que as impressoras 3D se tornem tão populares e acessíveis quanto as impressas 2D, mas até que lá se chegue as opções são: gastar muitas centenas (ou milhares) de euros e comprar uma; ou... fazer uma por um valor que pode ser bem mais reduzido do que se imagina. O projecto que vos trago hoje mostra como se pode fazer uma impressora 3D por apenas $60.


Para maior simplicidade e redução de custos, esta impressora 3D não recorre ao sistema de "desenhar" com plástico derretido, mas sim a um sistema de solidificação de resina usando um projector. Esta opção elimina toda a complexidade associada a manter uma cabeça de extrusão de filamento bem afinada, assim como a necessidade de ter três eixos de movimento. Nesta impressora com projector DLP temos apenas um eixo de movimento, e os resultados vão certamente surpreender aqueles que subestimarem uma impressora 3D deste valor.


Ter apenas as devidas precauções, uma vez que se vai trabalhar com fontes de luz fortes e removendo os filtros de protecção UV. Ou seja... brincar, mas com cuidado.

1 comentário:

  1. Anónimo2/1/16 16:35

    Mesmo assim gosto mais desta: http://www.instructables.com/id/Cherry-60-3D-Printer/

    ResponderEliminar