2016/01/07

Vidyo faz captura de vídeo em iOS simulando AirPlay Mirroring


Captar a imagem estática do ecrã é algo simples, o Vidyo é uma app para iOS que quer tornar igualmente simples a captura de vídeo num iPhone ou iPad sem necessitar de nenhum dispositivo externo.

Fazer uma captura de ecrã tornou-se algo indispensável nos smartphones, mas embora tirar uma "foto" seja fácil, gravar algo em vídeo tem sido mais complicado. O Vidyo é uma app para iOS que encontrou uma solução bastante eficaz para esse problema, recorrendo ao AirPlay Mirroring para a própria app.

Conhecendo-se as limitações que a Apple gosta de aplicar ao iOS, a gravação de vídeo do ecrã de um iPhone pareceria algo impossível de fazer (a não ser que se usasse um Mac para isso); mas o Vidyo contorna isso simulando ser um dispositivo AirPlay e assim recebendo o stream de vídeo tal como seria enviado para dispositivos como uma Apple TV. A qualidade pode ir até aos 1080p a 60fps, e é possível se se quer gravar o som do que estiver a ser reproduzido pelo dispositivo ou usar o microfone (e também a opção de fazer a mistura de gravações diferentes, facilitando o processo de criar uns vídeos de demonstração de apps directamente num iPhone:)

Infelizmente não se trata de uma app gratuita, mas o seu preço de 4,99 euros pode ser facilmente justificado por quem já sentiu necessidade de fazer tais vídeos do ecrã do seu iPhone. A grande questão é se a Apple vai permitir que a app permaneça por muito mais tempo na App Store, uma vez que já anteriormente removeu apps que simulavam ligações AirPlay no próprio equipamento (se for o caso, é pena... pois é realmente uma solução bem eficaz para o problema, e não se pode dizer que possa ser usada sem o consentimento ou conhecimento do utilizador, uma vez que a utilização do AirPlay Mirroring fica bem indicada e destacada na barra de estado superior.)


Actualização: e não demorou muito... a app já foi removida da App Store.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)