2016/02/09

8 Recomendações da Google para o Dia da Internet Mais Segura (e como ganhar mais 2GB no Google)


Embora seja dia de Carnaval, a segurança na Internet é coisa que não é para brincadeiras, e a Google deixa-nos 8 recomendações para melhorar a segurança e privacidade de todos os utilizadores (e ainda como podes ganhar 2GB de espaço extra na tua conta Google).

1. Criar uma palavra passe mais segura


É essencial ter palavras-passe seguras e diferentes para cada uma das suas contas sendo que também é importante alterá-las periódicamente. Quanto maior e mais complexa for a palavra-passe, mais difícilmente será descoberta. A adição de números, símbolos, letras maiúsculas e minúsculas dificultarão a outra pessoa decifrar a sua palavra-passe. Não utilize “123456”, ou “palavra-passe” e evite o uso de informação disponível publicamente, como, por exemplo, o seu número de telefone.


2. Duplique a segurança com a Verificação em Dois Passos


Desta forma, existirá dois filtros de segurança: um que o próprio utilizador conhece ( a sua própria palavra-passe) e outro que será enviado para o utilizador (um código enviado, por sms, para o seu telemóvel). Se esta função estiver activada, o Google enviará um código de acesso para o seu telemóvel sempre que alguém tentar aceder à sua conta a partir de um computador desconhecido. Para mais informação acerca da Verificação em Dois Passos, visite: https://goo.gl/u2Duc8


3. Encontre um dispositivo perdido e bloqueie ou apague o seu conteúdo remotamente.


Caso tenha perdido um dispositivo Android, pode utilizar a funcionalidade “Gestor de dispositivos Android” que lhe permite ter acesso à sua conta, mostrar um mapa com o local aproximado de onde se encontra o dispositivo e dar-lhe-á informação da última vez que o utilizou bem como a oportunidade de “fazer tocar o seu dispositivo”, “bloqueá-lo” ou “apagar o conteúdo”.


4. Dedique dois minutos do seu tempo a verificar a seguranças de todas as suas contas


Desde a criação de “A Minha Conta” da Google que é fácil e muito rápido ter acesso aos pequenos ajustes e ferramentas necessárias para gerir os dados pessoais dos utilizadores. Em poucos minutos, é possível levar a cabo a “verificação de segurança”: que dados de contacto existem para fazer uma recuperação da informação, caso seja necessário; quais os dispositivos que estão ligados à sua conta; as permissões da sua conta; a verificação em dois passos, entre outras. Por outro lado, é possível controlar as pesquisas realizadas nas plataformas da Google, activar ou desactivar a localização, conhecer o histórico das pesquisas, configurar que anúncios pretende ver tendo em conta os seus interesses, saber que aplicações e sites estão associados à conta do utilizador, etc. Inclusivamente, saber todos os seus dados dos serviços da Google e simplesmente apagar a conta do utilizador.


5. Obter resultados de pesquisa apropriados para toda a família.


‘SafeSearch’ é um filtro automático que evita o acesso a conteúdos potencialmente ofensivo ou inapropriado para crianças. Uma vez activada esta função na sua conta Google, é automaticamente evitado todo o conteúdo adulto nos resultados das pesquisas em qualquer dispositivo ( smartphone ou computador) desde que o utilizador utilize esta mesma conta. Para activar a funcionalidade “Safe Search”, basta aceder a “Configurações de Pesquisa” e marcar a caixa ao lado de “Filtrar resultados explícitos” e fazer clique em “Guardar” na parte inferior da página.


6. Evitar que outras pessoas tenham acesso ao conteúdo do seu dispositivo


O utilizador pode garantir a privacidade da sua informação ao utilizar o PIN, palavra-passe ou padrões de desbloqueio. Não permita que qualquer pessoa que utilize o seu telefone tenha acesso ao seu conteúdo pessoal.


7. Permitir que o browser guarde as suas palavras-passe


Se utiliza os mesmos nomes de utilizador e palavras-passe em diferentes websites, caso os hackers consigam aceder a um deles, a sua informação de acesso poderá ser utilizada em todos os outros. De forma a evitar esta situação constrangedora, o Google Chrome pode relembrar o utilizador das suas palavras-passe e dessa forma reduzir o risco de duplicação de identidade.


8. Receba um alerta sempre que aparecer o seu nome na Internet


A ferramenta “ Acerca de mim” pode ajudar o utilizador a conhecer e a gerir o que veem os outros quando pesquisam o seu nome no Google. Através dos “Alertas Google” o utilizador pode estar alerta sobre o que aparece sobre si na Internet, e além disso, poderá sugerir automaticamente alguns termos de pesquisa a que o próprio utilizador deverá prestar atenção.


9. [Bónus] Como ganhar 2GB de espaço extra na conta Google



Caso ainda não o tenham feito, se efectuarem a checklist de segurança da Google, receberão 2GB de espaço extra permanente na vossa conta Google, que poderá ser usado para guardar ficheiros, fotos, emails, etc. (Isto, a somar aos 2GB da verificação de segurança que possam já ter feito no ano passado!)

Podem comprovar se já o fizeram ou não visitando a vossa página de gestão de espaço, assim como ver se têm outras promoções de espaço que estejam prestes a expirar.

8 comentários:

  1. Aproveitei para somar 2GB à minha conta Google (no meu caso, para usar no Gmail que já contava com 27% de ocupação). Ao ritmo de 2GB por ano (já o ano passado tinha somado 2GB extra), vou manter uma longa e considerável margem de espaço.

    Aproveitei e apaguei definitivamente a minha conta Google+ (para a qual recebia insistentemente a sugestão de Círculos dos meus contactos do Gmail e outras chatices) que na verdade "fui obrigado" a criar por deriva do Youtube (que conforme foi anunciado no AADM já não existe essa dependência de agregação a uma conta Google+).

    Ao mesmo tempo, deparei-me com um imenso trabalho para remover fotos antigas do serviço/perfil "Blogger" da Google... tive que passar pelo Picasa (mais uma confusão) e voltar a criar (temporariamente) a conta Google+ por forma a obter sucesso nessa remoção.

    Felizmente está tudo bem mais organizado agora (sendo que sempre fui cuidadoso com essas coisas), mas confesso que se fosse a ler toda a panóplia de serviços "não solicitados" em que a Google nos envolve, haveria sempre de existir uma imensidão de aspetos a rever.

    Quanto à verificação em dois passos (para novos acessos e outras confirmações/notificações), tenho agregado o meu contacto telefónico por forma a receber códigos de confirmação/notificações relacionadas via SMS, seja nos serviços Google ou mesmo nos da Microsoft.

    ResponderEliminar
  2. Carlos, revê a gramática do ponto sete:
    "7. Permitir que o browser seu motor de busca guarde as suas palavras-passe."

    ResponderEliminar
  3. Com a verificação permiti que fosse bloqueado o acesso de aplicações menos confiáveis e agora o Windows Mail Live não acede.
    Não consigo reverter isto.
    Podem ajudar?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://www.howtogeek.com/80008/add-your-gmail-to-windows-live-mail-2/

      Eliminar
  4. Obrigado, mas nem sequer deixa guardar a configuração "pop" e, no Windows Live Mail, se selecionarmos "pop" aparece a indicação de que deve ser "imap".
    Aliás, também deixei de ter acesso através do iPhone e Ipad.
    A informação é que ou o nome do utilizador ou a password não estão correctas, o que não se verifica pois acede através do browser sem problemas.
    Alguma alternativa?
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se estiveres a usar autenticação 2-factor poderás ter que criar uma password "extra" para utilizares em serviços que não suportem esse método.

      Eliminar

[pub]