2016/02/09

Rede subterrânea quer revolucionar transportes na Suiça


Na Suiça há quem pense em revolucionar a forma de transporte de carga recorrendo a uma rede subterrânea de veículos autónomos.

Quase ninguém pensa como é possível que os hipermercados e lojas tenham diariamente novos produtos. Este sistema que se assume que trabalha "por magia" é incrivelmente complexo, e parte dessa complexidade por ser vista na quantidade de camiões que circulam nas nossas estradas. Na Suiça, há quem proponha remover grande parte desses camiões das estradas, investindo numa rede subterrânea de veículos autónomos.

A ideia é que em vez de se terem camiões a atravessar o país, bastaria dirigirem-se à "estação" mais próxima, onde a carga seria transferida para módulos de carga autónomos que baixariam até uma linha dedicada de circulação subterrânea, emergindo no local de destino.

O projecto poderá ser considerado megalómano, mas tal como o Hyperloop proposto por Elon Musk, talvez esteja na altura da nossa civilização se inspirar em mega-projectos que possam revolucionar a forma como funciona. Dito isto, penso que este sistema de transporte subterrâneo poderia ser mais facilmente (e economicamente) adaptado de forma a utilizar as linhas férreas já existentes.

(Não sei como, sendo os caminho de ferro um candidato perfeito a sistemas de controlo autónomo, e já tendo funcionamento eléctrico, continuam a ser tão subaproveitados.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)