2016/02/11

Chrome 49 vem com suporte para beacons bluetooth


Preparem-se para começar a ver uma utilização mais generalizada dos beacons. O Chrome 49 para Android vem com suporte para beacons, facilitando uma maior interacção com o mundo que nos rodeia.

Os beacons bluetooth não são propriamente novidade, mas a sua utilização tem sido reduzida, em parte devido à necessidade de se ter uma app instalada para tirar partido dele (nesse aspecto o iOS leva vantagem por já ter suporte para os iBeacons com integração no sistema). Mas em breve isso poderá mudar, pois o Chrome 49 para Android trará esse suporte a praticamente todos os equipamentos Android.


Nos Android o sistema tem o nome de Eddystone, mas o princípio é exactamente o mesmo. Um utilizador verá surgir no seu smartphone uma notificação referente aos beacons que estiverem nas proximidades, dando acesso a um vasto número de opções. Poderemos ter coisas como ofertas de descontos em lojas, fazer pagamentos numa máquina de vendas (ou parquímetros), fazer check-in automático em bares e restaurantes, etc. etc.

As possibilidades são mais que muitas, e vão certamente ampliar-se exponencialmente à medida que mais e mais pessoas ficarem ao alcance desta "physical web" que tem estado em período de gestação nos últimos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)