2016/02/19

Como corrigir conteúdos já partilhados no Facebook


Hoje trago uma dica que será de particular interesse para aqueles que criam conteúdos na web e depois se sentem impotentes ao verem que existe um erro que vai sendo espalhado no Facebook, aparentemente sem o poderem corrigir.

Hoje em dia, as partilhas nas redes sociais - e neste caso no Facebook - são uma das formas mais comuns de se fazer chegar um artigo aos nossos amigos. O problema acontece quando, por algum lapso ou distracção, reparamos que o artigo contém um qualquer erro que nos passou despercebido (normalmente, logo no título!) E depois, quando se apressam a corrigi-lo, descobrem que afinal, mesmo que o voltem a partilhar no Facebook, o mesmo continua a aparecer com o título anterior, errado.

O Facebook utiliza um sistema de cache para poupar recursos, e só analisa o conteúdo de um link partilhado da primeira que isso é feito. Quer isto dizer que se alguém já tiver partilhado a página em questão, todas as partilhas posteriores irão usar a informação que já tinha sido recolhida pelo Facebook. Então... o que fazer?

A resposta está no Open Graph Debugger do Facebook.



O Open Graph Object Debugger é uma ferramenta para developers que permite analisar os conteúdos de uma página e ver como é que o Facebook a interpreta (é útil, por exemplo, para ver se o Facebook está a ir buscar o título, sumário, e imagens correctas), mas que também tem uma função bastante útil para o caso que aqui nos traz hoje.

Quando se introduz o URL da página em questão nesta ferramenta, a mesma irá indicar-nos qual a data em que o Facebook fez a sua análise; e teremos também a opção para forçar uma nova análise e nova recolha de dados, bastando para isso clicar no "Fetch new scrape information".

Ao clicarmos lá, o Facebook irá reanalisar a nossa página e assumir qualquer alteração que tenha sido feita, permitindo corrigir os tais erros embaraçosos que pensávamos não terem cura. Esta correcção aplica-se não só ao título, como também ao resumo que o Facebook apresenta da página, e à imagem que usa para a ilustrar. Portanto, servirá para forçar correcções feitas a qualquer um destes elementos.


Actualização:
O Facebook alterou o seu debugger, e agora passa a existir uma função dedicada para limpar a cache do resumo de um URL.


4 comentários:

  1. Não será bem assim. O FB não faz essa análise apenas uma vez mas antes a cada 30 dias.

    http://developers.facebook.com/docs/plugins/faqs/#scraperinfo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas ficaria o "erro" durante 30 dias.

      Eliminar
    2. Mas isso não é um erro nem um "erro", é um scraper a funcionar. Tal como o scraper da google não vai imediatamente recolher as informações alteradas numa pagina, pode demorar até vários dias ou até nem recolher tais informações.

      Eliminar
    3. Estamos a falar de erros *literais*.

      Exemplo:
      Escreves um artigo, mas enganaste-te a escrever o título e ficou "A minha visita a Prtugal", que te apressas a corrigir... mas que entretanto alguém já partilhou no Facebook e ficou na sua cache.
      Opção 1: deixares que fique assim nas partilhas que fizerem no Facebook, durante 30 dias.
      Opção 2: seguires as instruções para forçar a actualização imediata.

      É só disto que se trata.

      Eliminar