2016/02/26

Editor do YouTube ganha ferramenta para desfocar elementos a esconder


Poderá passar despercebido à maioria das pessoas, mas o YouTube tem um editor de vídeo na web, e o mesmo ganha agora a capacidade de desfocar elementos que se queiram ocultar.

Já todos terão visto vídeos onde aparecem pessoas que desejam permanecer anónimas, com um qualquer efeito a ocular o seu rosto. Agora, o YouTube facilita fazer o mesmo tipo de coisa com o seu efeito de "blur".

Quando se grava um vídeo, é sempre aconselhável ter algum cuidado com a possibilidade de se estarem a mostrar pessoas ou objectos que não apreciarão esse potencial mediatismo. Tradicionalmente, isso implicaria a utilização de um software de edição de vídeo antes de enviar o vídeo para o YouTube, mas agora isso passa a ser algo que se pode fazer directamente no YouTube, dispensando o pré-processamento.


Quer isto dizer que se torna mais fácil evitar chatices, por terem um vídeo qualquer onde seja visível uma pessoa, matrícula, ou qualquer outro elemento; e com uma vantagem adicional: é que esta ferramenta tem a capacidade para seguir automaticamente o elemento que desejarem esconder. Ou seja, se desfocarem uma pessoa ou um outro objecto em movimento, a janela desfocada irá acompanhar a sua posição ao longo do vídeo.

Uma opção bastante simpática para os fãs da privacidade... Agora só falta mesmo a função de nos deixar sobrepor um watermark no vídeo, e já não precisaria de usar um editor de vídeo para nada! :)

1 comentário: