2016/02/26

Smartphones com 256GB chegarão em breve


A Samsung já está a produzir chips de memória flash de 256GB, prenunciando a capacidade que veremos surgir em breve em smartphones no mercado.

Por agora ainda consideramos "normal" smartphones com 16 e 32GB, e que os modelos com 128GB são o topo dos topos, mas isso irá mudar muito brevemente. A Samsung diz já estar a produzir em volume os primeiros chips de memória de 256GB, significando que será apenas uma questão de poucos meses (ou semanas) até que cheguem ao mercado smartphones, tablets, e outros dispositivos com mais memória que nunca.

Para além de isto ser do agrado de todos os que gostam de transportar consigo todos os seus conteúdos sem dependência das clouds, este aumento de memória torna-se também essencial para se poder tirar melhor partido de coisas como a gravação de vídeos Ultra HD 4K, onde facilmente se fazem desaparecer vários gigabytes com algumas poucas filmagens.

Não menos importante, este aumento de capacidade vem também acompanhado da melhoria do seu desempenho, com velocidades de leitura de 850MB/s, escritas a 250MB/s, e 45000 IOPS. Agora é só esperar que os fabricantes saibam tirar o partido destas velocidades, para ver se finalmente nos livramos dos ecrãs de loading ao carregar apps, ou das prolongadas demoras em coisas como uma simples actualização de uma app com poucas dezenas de megabytes.


(E imaginar que não falte muito para que um fabricante mais "maluco" junte quatro destes chips e nos traga um smartphone com 1TB de memória flash - só para dizer que foi o primeiro. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)