2016/02/26

Criadores do AnyDVD encerram actividade sem explicações

Os formatos físicos podem estar a cair em desuso, mas não deixará de ser intrigante ver a SlySoft, produtora de ferramentas que removem o DRM de DVDs e Blu-rays e facilitam a sua cópia, encerrar actividade após tantos anos de actividade e sem qualquer explicação.

Quem já tiver passado pela situação de querer guardar a sua colecção de filmes num disco, para evitar andar à procura da caixa do DVD, decerto reconhecerá ferramentas como o AnyDVD e AnyDVD HD da SlySoft. E a táctica das entidades anti-pirataria parece agora estar a direccionar-se para os fabricantes de todos os produtos que facilitem o acesso a conteúdos protegidos, tendo levado à suspensão de operações da SlySoft.

A SlySoft já tinha sido arrastada para os tribunais, mas o caso tinha ficado por resolver mediante a apresentação de um recurso. Agora, parece ser mais que certo que a pressão tenha sido demasiada e a empresa tenha optado por encerrar a actividade em vez de se tornar em mais um exemplo sujeito ao pagamento de indemnizações milionárias.

Estas pressões têm tido uma actuação bem pesada em antecipação da chegada dos Blu-rays Ultra HD 4K (outro fabricante de produtos de remoção de DRM disse já que não iria lançar ferramentas para eles). Mas... é pura ilusão pensarem que esses conteúdos, tais como todos os outros até à data, consigam resistir à pirataria.

Até lá, quem precisar de alternativas ao AnyDVD, poderá recorrer a programas como: MakeMKV, bitRipper, ou o DVD Fab.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)