2016/02/03

Espelho inteligente - o próximo trunfo do Google para as casas?


O Google é conhecido por se aventurar em coisas malucas, mas um espelho inteligente seria algo que nem se poderia considerar demasiado maluco.

Max Braun trabalha no Google e partilhou com o mundo um dos seus mais recentes projectos: um espelho inteligente capaz de apresentar informações do Google Now. Embora pareça tratar-se de um projecto pessoal, não há como não pensar que isto poderia ser uma excelente oportunidade para o Google (provavelmente inserido na gama Nest.)

A ideia de se ter informação apresentada no espelho não é nova, mas os anos vão passando e este tipo de produtos continua a ser bastante raro, normalmente surgindo apenas quando alguém se farta de esperar e decide criar o seu.


Infelizmente não são dados grandes detalhes sobre o projecto, a não ser que se está a utilizar um Fire TV stick da Amazon ligado a uma placa de conversão de HDMI para o display; e que o ecrã colocado atrás do espelho semi transparente mede poucos milímetros de espessura.



Considerando que o espelho da casa de banho é um ponto de passagem "obrigatório" todas as manhãs, facilmente se percebe o interesse de nele poder ver aquilo que provavelmente costumam espreitar no smartphone. Embora aqui não se tenha um sistema touch para interagir com o espelho, podemos fazê-lo usando comandos de voz (e não seria muito complicado aplicar-se uma câmara para detecção de gestos... sendo que isso seria obviamente criticado no caso de ser um produto do Google, pois já se imaginam as reacções a ter uma câmara na casa de banho!)

Se calhar, é melhor mesmo manter-se o projecto como sendo "faça-você-mesmo", que assim mesmo que o sistema esteja cheio de vulnerabilidades, só haverá uma pessoa com quem possam reclamar... :)

2 comentários:

  1. Tenho uma solução muito mais simples: Um espelho de casa de banho normalíssimo mandado cortar com um "buraco" rectangular onde está literalmente colado com fita de dupla face nas bordas laterais um Ipad! Ok, não é tão estiloso quanto esta solução, mas é muito prática!

    ResponderEliminar
  2. How To's : https://www.google.pt/search?q=rpi+magic+mirror

    ResponderEliminar