2016/02/13

Iluminação LED inteligente para escadas (com MQTT)


Se há sítio onde a iluminação é sempre bem vinda, são as escadas; e hoje trago-vos um projecto que não só permite iluminar as escadas, como dar total controlo sobre a sua iluminação - mesmo através da Internet.

Projectos para adicionar iluminação LED aos degraus de uma escada há aos milhares, incluindo até versões com iluminação RGB capaz de fazer animações. Mas o projecto que vos trago hoje destaca-se de todos eles por não só permitir esse tipo de coisa, mas ir mais além, ao manter uma total versatilidade para integração com o resto das automações que tiverem (ou planearem) em casa - e utilizando o standard MQTT.

O MQTT é um protocolo para a inter-comunicação entre dispositivos de forma simples e eficiente. E na prática permite que todo o tipo de equipamentos possam comunicar com toda uma vasta gama de outros equipamentos, mesmo que nem sequer existam ainda. Com esta capacidade, estes LEDs para as escadas não ficam limitados a fazer uma mesma sequência pré-programada de iluminação, mas podem ser completamente configuráveis e dinâmicos em função de qualquer outras circunstâncias que decidam contemplar (por exemplo, fazer uma animação luminosa no sentido descendente, no caso de ser activado um alarme de fumo; ou usar uma intensidade mais reduzida se detectar que estão a subir ou descer as escadas com o resto da casa às escuras... as possibilidades são imensas.)

Como sempre neste tipo de projectos, as lista de potencialidades vai crescendo exponencialmente à medida que forem seguindo os passos e começarem a pensar de que forma poderiam adaptar para as vossas próprias necessidades. É a verdadeira "internet of things" que tanto se fala, mas que aqui está a ser feita ao estilo "faça-você-mesmo" em vez de se continuar a esperar eternamente que alguém nos traga algo já feito, à nossa medida.


1 comentário:

  1. Mas isso é um dispositivo ou é uma programação e como fazemos?
    Pois na internet só tem o sistema funcionando!!

    ResponderEliminar