2016/02/10

Kickstarter celebra 100 mil projectos financiados


O Kickstarter atingiu o bonito marco dos 100 mil projectos financiados com sucesso, e partilha 100 curiosidades sobre a plataforma e os projectos que ajudou a tornar realidade.

Embora nem todos os projectos tenham finais felizes, ninguém pode negar o impacto que as plataformas de crowdfunding têm tido ao longo dos últimos anos. A ideia de qualquer pessoa poder colocar a sua ideia na praça pública e contar com o apoio directo dos interessados permite que muitos se aventurem a transformar sonhos em realidade - embora isso não signifique que tudo seja fácil.

Com 100 mil projectos financiados com sucesso em cerca de 7 anos, o Kickstarter é ele próprio um caso de sucesso, e tem ajudado a que muitos mais sigam as suas pegadas. Se no início foram necessários mais de 120 dias para financiar os primeiros 100 projectos, bastaram agora 3 dias para financiar os 100 mais recentes projectos bem sucedidos.

Outra curiosidade é que estes 100 mil projectos que agora se celebram nos chegam de apenas 86101 criadores, o que significa que quase 14 mil são "repetentes" no Kickstarter (havendo um que já conseguiu financiar com sucesso 94 projectos ao longo destes anos!)

O artigo do Kickstarter está cheio de factos curiosos, mas - curiosamente - não refere coisas que seriam igualmente interessantes de saber; como: qual foi o atraso médio de concretização destes projectos (sabendo-se que aqueles que conseguem cumprir com as datas prometidas são a excepção e não a regra), e qual a percentagem dos projectos bem sucedidos que realmente cumpriu com as promessas feitas (pois afinal, o Zano também foi um projecto muito bem sucedido a nível do financiamento... embora nunca tenha concretizado a promessa feita aos investidores.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)