2016/02/10

Notícias do Dia

Google dá mais 2GB de espaço a quem rever a segurança da sua conta até ao dia 11; Intel fecha a porta ao overclock nos CPUs Skylake; França proíbe Facebook de enviar dados para os EUA (e a Índia também coloca ponto final no seu serviço gratuito); Kickstarter celebra 100 mil projectos financiados Wired abre guerra aos adblockers e bloqueia acesso a quem os usar; e Pirate Bay adopta o Torrents Time para fazer stream directo dos torrents.

E no caso de se terem distraído com o Carnaval, não deixem de responder à última pergunta para os livros de Programação em Python da FCA que estamos a oferecer.


Apple Watch é o único wearable que se preocupa com o tracking abusivo?



A Apple pode ter muitas coisas negativas, mas de vez em quando faz-nos pensar que todos os restantes fabricantes andam "a dormir". Com a popularização crescente dos wearables, de trackers de actividade aos smartwatches, parece que apenas o Apple Watch revela alguma preocupação com a privacidade.

Estes dispositivos bluetooth emitem regularmente uma identificação para permitir o emparelhamento e comunicação com os smartphones, e esses sinais são tudo o que basta para que equipamentos de tracking possam detectar e identificar a pessoa. No caso do Apple Watch, esse identificador vai sendo alterado de forma aleatória, impedindo a identificação por esse método.

Refira-se que o estudo analisou apenas os seguintes dispositivos: Apple Watch, (Intel) Basis Peak, Fitbit Charge HR, Garmin Vivismart, Jawbone Up 2, Mio Fuse, Withings Pulse O2, Xaomi Mi Band - o que infelizmente deixa de fora os Android Wear, que seria interessante ver que tal se comportam.


Oculus revela primeiros kits "PCs ;+ Oculus Rift"


Quem quiser tirar partido dos Oculus Rift terá que ter um PC razoavelmente potente. Para aqueles que não têm, a Oculus revela finalmente os primeiros kits que combinam óculos e PCs para garantir a experiência adequada... com preços a começar nos 1499 dólares.

No lado mais económico encontramos máquinas com 8GB de RAM e um Nvidia GTX 970 (o mínimo recomendado); enquanto que, do lado oposto, para quem não tiver problemas de orçamento, temos máquinas com GTX 980, 16GB de RAM e CPUs Core i7, com preços a superar os 2500.


Computador poderá ser considerado legalmente o "condutor" de um automóvel autónomo



Para além das muitas questões técnicas, a chegada dos carros sem condutor às estradas vem acompanhado de inúmeras interrogações de ordem burocrática. Para resolver uma, parece que os EUA estão dispostos a aceitar que o computador que controla a condução possa ser considerado "o condutor" e assim ficar sujeito às responsabilidades das suas acções.

Com esta medida espera poder dispensar-se alguns dos requisitos regulamentares, como a existência de um volante e pedais, que vigoram actualmente.


Operadores demonstram que estavam a mentir com os receios da internet como serviço essencial e neutro



Mais um caso que demonstra o enorme afastamento e desconfiança entre consumidores e operadores. O ano passado, nos EUA, os operadores opuseram-se ferozmente a nova legislação que equiparava o serviço de acesso a internet a outros de utilidade pública (como o acesso à água e electricidade) e promovendo também a neutralidade dos dados. Os operadores diziam que tais leis iriam resultar num corte do investimento na infraestrutura e outros cenários apocalípticos...

Avence-se um ano, e vê-se que afinal essas ameaças não passavam disso mesmo: de ameaças. Pois na realidade o investimento feito pelos operadores continuou a aumentar, atingindo o valor mais elevado de sempre.

Para quando uma atitude diferente por parte dos operadores?


Os cabos e fichas do antigamente



Com a popularização das fichas USB Type-C, haverá quem se sinta chateado por ser forçado a comprar novos cabos e/ou adaptadores. No entanto não será assim tão grave... pois basta recuar alguns anos para nos recordarmos da autêntica selva que era quando cada fabricante usava fichas proprietárias (para não falar quando dentro de uma mesma marca se usavam fichas diferentes para diferentes modelos), e era uma aventura conseguir encontrar o carregador certo.

... Dêem-se por felizes por agora a escolha ser entre micro-USB ou USB Type-C (ou lightning no caso da Apple).



Curtas do Dia


Resumo da Madrugada



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)