2016/02/08

Microsoft Room2Room quer projectar pessoas para qualquer sala do mundo


A Microsoft não pára de nos trazer projectos interessantes usando Kinects e projectores, e este Room2Room mostra-nos como no futuro se poderá teleportar uma pessoa para uma conversa frente a frente em qualquer parte do mundo.

Em vez de nos deixar a olhar para um monitor durante uma video chamada, este Room2Room recorre a projectores para colocar a pessoa com quem estamos a falar sentada num sofá à nossa frente. Isto é feito para ambos os intervenientes, que assim se vêem "frente a frente" mesmo que fisicamente possam estar em continentes diferentes.

O resultado é uma interacção bastante mais natural (e sem a necessidade de recorrer a óculos de realidade virtual que nos deixariam "cegos" para o que se passasse em nosso redor), e em testes de colaboração os resultados foram melhores do que os obtidos usando-se um videochat normal no monitor do computador. Como a pessoa está a ser captada em 3D usando um Kinect, a projecção é sempre feita na perspectiva correcta em função da posição do outro interveniente, que se pode levantar e movimentar-se pela sala (mas claro que com algumas limitações quanto ao que pode ver - não pode ir espreitar o que está "por trás" da pessoa, por exemplo.)


O maior problema é que projectos como este - ou o fantástico RoomAlive - parecem ser brincadeiras sem qualquer data para poderem sair dos laboratórios da Microsoft e tornarem-se produtos disponíveis para quem os quisesse utilizar. E considerando o grande corte que a MS deu no Kinect ao torná-lo opcional na Xbox One (e assim, praticamente inutilizado pela grande maioria dos jogos)... não me parece que haja boas perspectivas de que isto mude a curto prazo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)